A polêmica acerca da “bandagem” de Paola Oliveira

Todos sabemos que a internet é uma grande arma e que muitas pessoas adoram usar de muita munição para atirar, porque é muito fácil se esconder atrás da tela para criticar os outros. Por que tudo isso? Porque na última sexta feira, no instagram da Gracie Mag, vimos um repost de uma foto que a Erica Paes publicou com Paola Oliveira, em que aparecem vestindo um kimono e uma bandagem. Paola entrou de cabeça em seu novo papel na novela “À flor da pele”, em que vai interpretar uma policial apaixonada por artes marciais e, por conta disso, está treinando.

https://www.instagram.com/p/BOFBqQOBJ_p/?taken-by=graciemag_br

Realmente, nós do jiu-jitsu não costumamos usar bandagem + kimono, o que nos causa estranheza ao ver alguém usando. Mas alguém sabe de fato o que estava acontecendo?

Depois dessa foto, o insta da Gracie Mag foi bombardeado de comentários maldosos como:

  • “Queria saber como a @paolaoliveira5 consegue treinar Jiu Jitsu com atadura nas mãos? Será que a professora @EricaPaesoficial poderia explicar isso?????”
  • Bandagem??? Não né Pai…aí não dá.
  • Bandagem, tá de sacanagem comigo… ????????

E Erica, que é atleta de MMA, faixa preta de jiu-jitsu 4º grau e atriz, decidiu então responder nos comentários e também, em sua conta pessoal. (Para quem quiser ver na íntegra, a publicação está aqui)

DIREITO DE RESPOSTA
A respeito da “bandagem”: Queridos admiradores da arte suave, sou praticante de jiu-jítsu há 25 anos, nascida e iniciada na arte em Belém do Pará e aos 13 anos de idade já era “fenômeno” na região Norte/Nordeste. Aos 14 conheci os dois já Mestres, Carlson Gracie e Osvaldo Alves (Mestre que me “pegou” faixa verde). Tive que escolher entre um dos dois pra dar continuidade no esporte que escolhi pra minha vida… Optei pelo GRÃO MESTRE Osvaldo Alves, com quem me formei em 1999, FAIXA PRETA. Conquistei absolutamente TODOS os títulos importantes como campeã na faixa preta, inclusive o Mundial de 2000. Sou precursora do MMA (antigamente Vale Tudo), onde eu me espelhava nos irmãos Rickson e Royce Gracie. Naquela época não lutávamos de BANDAGEM (rsrs) ou luvinha, o tempo de luta eram dois rounds de 30 minutos e minha primeira luta foi aos 19 anos contra a Carmem “Casca Grossa” em Macapá. Lutei de kimono e sem BANDAGEM (rsrs) nem luvinha (a la Gracie) ! Finalizei no Ezequiel aos 40 segundos. Minha história de vida encantou uma das maiores escritoras de novela do mundo@gloriafperez. Só estava passando um pouco do que vivi pra minha ALUNA/AMIGA/ATRIZ @paolaoliveira5. Espero que pelo menos os BONS conhecedores de Vale Tudo (hj MMA) entendam q os treinos eram de luva e não BANDAGEM ( usávamos ATADURA)… Literalmente minhas mãos viviam em carne viva!!! Obrigada pelo carinho de alguns, e espero q os que NÃO conhecem a história DOS MAIORES ÍDOLOS DO JIU-JÍTSU mundial estudem mais sobre o esporte. Oss!!! Erica Paes.(Sylvio Behring Association). ????????????????????❤️????

Depois disso, algumas pessoas ainda não se sentiram esclarecidas e Erica foi direto ao ponto, dizendo que estavam treinando Vale Tudo “a la Rickson Gracie“, ou seja, MMA com kimono.

O objetivo do post não é contextualizar nada historicamente, mas sim dizer que chegamos a um ponto em que as pessoas se preocupam com coisas desimportantes para, simplesmente, atacar as outras. O que muda na vida de cada um o objetivo de a Paola estar vestida de kimono e bandagem ao mesmo tempo? Creio que este seja um motivo para agradecermos muito por termos diversas conquistas: mais uma mulher no jiu-jitsu e sua divulgação de alguma forma em grandes mídias.

Nós, da equipe BJJ Girls Mag, desejamos ótimos treinos a Paola e esperamos que eles extrapolem seu papel e passem a fazer parte de sua vida.
Oss!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através