Entrevista exclusiva com Felipe Pena “Preguiça”

No último final de semana, 4 de dezembro, a Equipe Gracie Barra de Uberlândia-MG trouxe nada mais nada menos que o campeão mundial Felipe Preguiça para ministrar um seminário para os atletas da região. Além de falar sobre sua próxima luta, ele fala sobre jiu jitsu feminino, sua carreira  no esporte e também explica o porquê do apelido. Confira!

Ele chegou de mansinho, com um semblante sereno sendo gentil com todos, colocou sua armadura e ensinou diversas técnicas, inclusive o “Pena Choke”, estrangulamento que leva sua assinatura. Durante o evento, deu atenção aos alunos e alunas, explicando com detalhe as técnicas. Preguiça tem um histórico invejável no jiu-jitsu, e com seriedade e descontração aprendemos direto da fonte, quer coisa melhor? O evento foi um sucesso!

A Equipe BJJ Girls Mag (representada pela colunista Jaque) esteve presente no evento e teve acesso a uma entrevista exclusiva com o atleta.

Preguiça conta que começou a praticar jiu-jitsu aos 15 anos por incentivo de sua mãe, porque era um pouco gordinho. Como ele não gostava muito de ir treinar, lhe deram o apelido de Preguiça e pegou.

Ao perguntar sobre as mudanças que o esporte trouxe em sua  vida, ele conta que o Jiu-jitsu pra ele é sua vida: “me deu confiança, respeito, mudou minha vida completamente, aprendi muitos valores dentro do tatame que eu levo pra vida fora do tatame. Não sei nem como explicar porque mudou tudo.”

Sobre as dificuldades que enfrentou no jiu-jitsu, ele diz que foram as normais de qualquer faixa branca que está começando no jiu-jitsu, afinal não é um esporte fácil: “é um esporte bem detalhista, então no início você acaba demorando um pouco pra pegar as coisas, já têm pessoas que treinam há muito mais tempo que você e por isso acaba levando uns amassos no treino, essas coisas. Quando você começa no jiu-jitsu, você usa muito da sua parte física e talvez pelo fato de eu ser gordinho na época e não ter a parte física tão boa, talvez tenha tido mais dificuldade do que alguém que entrou e já praticava um outro esporte.”

Ele contou também sobre sua rotina de treinos: Preguiça treina umas três vezes por dia pré-campeonato e na semana do campeonato descansa um pouco, diminuindo o treino a uma vez por dia, e como seu treinamento já foi feito anteriormente, ele foco no psicológico e se dedica a estudar o jogo dos atletas.

Dia 17 Preguiça vai lutar com Gordon Ryan num evento de submission. Segundo ele, as expectativas são as melhores possíveis, diz estar bem treinado, afinal teve o Bráulio Estima pra lhe ajudar, o Gabriel Arges, então se sente super bem treinado. “A expectativa é finalizar”, afirma o atleta.

Sobre Gordon e seu estilo provocador,  Preguiça diz não gostar muito. “Acho que cada um tem o seu jeito, esse é o jeito dele, muitos americanos gostam desse jeito que eles chamam de ‘trash talking’, mas não é o meu jeito, pra mim não influencia, até porque eu sou desligado com essas coisas e não acompanho muito, então pra mim não altera muita coisa, não.”, completa.

Sobre o jiu-jitsu feminino, ele diz perceber que a modalidade vem crescendo não só para mulheres, mas para qualquer pessoa, independente do sexo e da idade. Segundo ele, o jiu-jitsu traz muitos benefícios, e até sua mãe já treinou uma época, mas parou por causa do trabalho. Ele acha que as meninas têm que cair de cabeça mesmo e treinar muito jiu-jitsu e cada vez mais aumentar as praticantes femininas.

Conversamos com ele também sobre o baixo número de meninas competindo nas faixas marrons e pretas, e ele afirma que isso acontece mas é por pouco tempo: “De um tempo pra cá o jiu-jitsu cresceu muito, e com isso aumentou muito as meninas no jiu-jitsu e por isso tem muita faixa branca e azul porque é um negócio recente, e acho que daqui a 10 anos essa realidade vai ser bem diferente.”

Para te inspirar:

Continue treinando forte! Como eu falei, o jiu-jitsu é maravilhoso, é um esporte com um ambiente muito bom, traz muitos benefícios não só para a saúde, mas também fora do tatame, e aconselho não só as meninas, mas qualquer um a treinar jiu-jitsu, faz muito bem pra mim e tenho certeza que vai fazer muito bem pra qualquer um que praticar!”

A equipe BJJ Girls Mag agradece a cordialidade do atleta em nos ceder uma entrevista que é muito importante para nós e para o crescimento do nosso esporte.

Oss.

whatsapp-image-2016-12-08-at-16-04-52 whatsapp-image-2016-12-08-at-16-03-21 whatsapp-image-2016-12-08-at-16-01-27 whatsapp-image-2016-12-08-at-16-01-27-1 whatsapp-image-2016-12-08-at-16-01-24 whatsapp-image-2016-12-08-at-16-01-21

 

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através