Jiu jitsu X trabalho: É possível?

 “ Ah se eu pudesse, o dia teria 48 horas…” Clichê? Pode até ser, mas quem nunca se deparou pensando nessa possibilidade? E é dessa forma que venho fazer um convite para uma reflexão sobre a grande dificuldade que muitos de nós passamos desde o dia em que aprendemos a amar e a dedicar um pouco do nosso tempo ao jiu-jitsu.

No começo é tudo muito normal, diria até comum. Mas com o passar do tempo começamos a criar uma relação que vai além da prática diária da arte e o jiu-jitsu vai se tornando viciante. Esse é o grande trampolim para iniciarmos a nossa participação nas competições. Sabemos que competir requer tempo, dedicação e MUITO treino. Mas como conseguir conciliar nossa rotina de trabalho com o jiu-jitsu?
Para isso, são necessários disciplina, dedicação, foco e muito treino. Quando queremos, podemos tudo. Sempre gostei de praticar esportes desde a infância, e o jiu-jitsu mudou completamente a minha vida. De que forma conseguiremos fazer com que as pessoas compreendam esse nosso mundo? DIFÍCIL!
Quem nunca foi questionado por um colega na empresa sobre hematomas no corpo?
Quem nunca escutou comentários como: “saia disso, vai ficar pagando mensalidade para se machucar treinando?”; “Nossa, qual o prazer que você tem de treinar e ficar sentindo o suor das outras pessoas?”; “Já que você participa de competições, já pensou em largar o trabalho e só fazer jiu-jitsu?”.
PAREM! Os riscos dos que treinam jiu-jitsu são semelhantes aos de quem faz musculação, por exemplo. Todas as modalidades esportivas apresentam riscos, porém cada uma com sua particularidade. É necessário julgar menos e tentar compreender mais! Para mim, conciliar uma vida noturna através dos eventos que trabalho, é extremamente complicado, difícil e às vezes cansativo. Mas é um cansaço que me traz um retorno visível e que no final vale muito a pena.
Para nós, trabalhadoras (es), que temos uma vida a parte do treino, só nos resta fazer uma verdadeira mágica para conciliar e equacionar as planilhas: treino, trabalho e família. Sim, é possível.
Confira abaixo alguns depoimentos de pessoas que levam uma vida normal de trabalho e treinam jiu-jitsu :
→  “Eu sempre tive problema de tempo. Fiquei um grande período sem treinar por conta disso. Mas, acredito que além do tempo ser algo limitador, existem casos ainda como o meu de que o trabalho me exigia uma certa rigidez e postura onde as coisas não poderiam se misturar. Muitas vezes eu preferia até omitir a questão de ser uma lutadora de jiu-jitsu para evitar preconceito ou algo do tipo, e com isso vinham outras questões como esconder os roxos, as marcas e evitar falar sobre algumas lesões. Meu trabalho era totalmente ao avesso da área de esportes então acabava me limitando nesse sentido.” – Anônimo
→  “Já me sacrifiquei diversas vezes! Saí de um trabalho e fui direto para competição, venci lutas e no final senti uma felicidade que só nós que vivemos isso sabemos a sensação de valer a pena todo esforço. Infelizmente no meu trabalho as pessoas não entendem e julgam sem saber como realmente funciona por trás de tudo isso.”
→  “Na minha família muitas pessoas falam que isso é esporte para homens. Ainda há quem diga que eu devia fazer ballet, pilates ou algo do tipo. Tem quem ache que na atualidade ainda existem esporte para homens e para mulheres, mas cada um tem livre arbítrio para treinar o que se sentir melhor. Já passei por situações de esconder as medalhas em casa para minha família não saber que eu participava de competição por não entender o esporte e não aceitar a minha vontade de treinar e competir”.

 Você sabe os benefícios que o jiu-jitsu traz para a sua rotina de trabalho? São muitos! Citarei alguns:

• Profissionais que fazem atividade física têm desempenho melhor na empresa;
• Prática de esportes ajuda a aumentar a concentração e a produtividade no trabalho;
• Seja qual for a modalidade, tudo vale para reduzir as tensões impostas pelas responsabilidades;
• Atividade física ajuda a estabilizar as emoções;
• Incentivar o funcionário na prática do esporte ajuda a criar laços;
• Um profissional que pratica esporte é mais ativo, disposto, sofre menos de estresse e relaciona-se melhor com as pessoas.
E você, está esperando o que para se movimentar?
 
Todos nós sabemos que atividade física faz bem a saúde. Agora já está claro que ela eleva mais que 100% o nosso desempenho profissional. Priorize aquilo que te faz feliz, estabeleça rotinas, persista e NUNCA desista. Olhe para dentro e entenda o que realmente te faz bem.
Há pessoas que são encantadas pelo esporte.
Há pessoas que queriam praticar
Há pessoas que não ligam
Há pessoas que têm desculpas
Há aqueles que fazem por moda
Há também pessoas frustradas.
Faça diferente, não se importe com que os outros pensam sobre o que você faz, mas se importe muito com o que você pensa sobre o que você faz. Faça o que te faz feliz!
E, só para ilustrar, um pequeno pensamento de origem japonesa:
“Todo Samurai e Onna-Bugeisha trabalhavam como fazendeiros… eles cultivavam a terra até o outono para conseguirem estocar alimentos para o inverno, por isso eles prezavam muito o trabalho, além da doutrina Samurai”. 
P.s.: Tem uma crônica AQUI muito bacana do David falando sobre meninas que se viram nos 30 para treinar, trabalhar e dar conta de tudo.
Bons treinos!
Oss.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através