Atleta da Semana – Entrevista com Danny Arouca

Fala galera, tudo bem? Hoje o Atleta da Semana recebe a queridíssima Danny Arouca, faixa azul do Centro de Treinamento  Maringá – LEAD BJJ. Danny tem 34 anos e nos contou hoje sobre sua rotina de treinos, alimentação e falou também como é conciliar a vida de atleta e de policial. Confira!

BGM: Há quanto tempo começou a praticar o esporte e por que começou?

Danny: Há quase 3 anos. Eu tirava fotos para o portal Arena JJ e já trabalhava na área de segurança pública, sendo que o esporte ajudaria nas duas atividades. Por influências de amigos próximos, comecei a treinar. Em principio, não tinha interesse em competir, mas foi inevitável. Grande parte de minha equipe é competidora, então logo veio a paixão pelos campeonatos.

BGM: Quais as principais dificuldades que já enfrentou no esporte?

Danny:  Sem dúvida, a maior dificuldade é financeira. Além do grande gasto com a preparação, as competições exigem um grande investimento, sendo que isso tem que sair do bolso do atleta, na maioria das vezes. Hoje, graças a Deus, disponho de uma equipe que faz o acompanhamento na parte física, mental e técnica, composta pelos os melhores profissionais da minha região. A dra. Glaucia Peron e o Dr. Rodrigo Murta Galacini, médica nutróloga esportiva e nutricionista esportivo, respectivamente; o Dr. Jocilmar Bardi Junior, terapeuta esportivo; os fisioterapeutas do Grupo SportFisio; meu mestre, Edenilson Lima; e meu preparador físico, também faixa preta de Jiu-Jitsu, Ricardo Cabeça. Também conto com o apoio da Nutricenter e da Farmácia São Paulo de Manipulação (suplementação e vitaminas), da OSS Kimonos, da Sinistras BJJ e da Maçã Fitness, que garantem minhas armaduras, rashguards e roupas para treino. Se você colocar isso na ponta do lápis, hoje é até mais que gastamos para competir, mas Deus me abençoou com essas graças!

BGM:  Fala um pouco pra gente sobre sua rotina de treinos pré competições.

Danny: Resumindo, são 2 treinos de Jiu-Jitsu por dia de segunda a sábado, preparação física 3 vezes por semana, fisioterapia 2 vezes por semana e 7 horas de trabalho por dia, de segunda a sexta. Fora a correria com banco, médico, fisioterapia etc. Eu vivo cansada, mas muito feliz. Costumo dizer que o que eu amo é a preparação, a luta me deixa tensa. Com certeza, o caminho é mais prazeroso que a chegada. Você ter um objetivo, se superar a cada treino e ver sua evolução a cada dia é indescritível.

BGM:  Quem é o seu maior ídolo (a) no esporte?

Danny: Então, eu não tenho um maior ídolo; eu admiro o trabalho de muitos lutadores e lutadoras. São tantos que eu não me atreveria escrever o nome de todos, porque, com certeza, eu esqueceria de alguém. Cada um tem uma característica que me chama a atenção, da faixa branca à preta. Sou fã de muitas faixas azuis e roxas, que nem sempre estão sob os holofotes. Mas quem gosta mesmo de Jiu-Jitsu consegue enxergar o talento e a dedicação da atleta.  Mas meus maiores ídolos estão comigo no tatame. Meu mestre e os graduados dele são meus ídolos. Muitos deles precisaram se dedicar mais ao trabalho e acabaram se afastando das competições, mas não desistiram do Jiu-Jitsu. Há muitos talentos escondidos nas academias, atrás de uniformes de empresas. Ninguém aprende sozinho e são eles que me fazem crescer e evoluir a cada treino.

BGM: Qual seu golpe preferido?

Danny: Eu gosto do estrangulamento da meia guarda.

BGM: Quais os seus principais títulos?

Danny: Bicampeã Brasileira, Bicampeã Sul americana, Bicampeã Masters International, Campeã Européia, Bronze do Pan

BGM: Como é conciliar a vida de policial e a vida de atleta?

Danny:  Graças a Deus, tanto meus comandantes, quanto os juízes do fórum onde trabalho atualmente me apoiam muito. Isso quer dizer que o trabalho acaba não sendo um grande empecilho em minha preparação e nas minhas viagens, nem vice-versa.

BGM: Como é a sua alimentação?

Danny: Eu sigo as recomendações da minha nutróloga e o cardápio do meu nutricionista. A alimentação é uma das partes mais importante para mim. Como eu tenho poucas horas de descanso, a alimentação correta vira questão de sobrevivência. Na preparação pré-campeonato, eu sigo à risca, sem day-off. Preciso estar 100% para treinos intensos em intervalos pequenos e a recuperação muscular depende muito da alimentação e do descanso.

Quando estou mais “tranquila”, em relação aos campeonatos, eu fico um pouco menos rígida. Mesmo assim, algumas coisas eu já não gosto, então não me fazem falta, como o refrigerante.
Eu trouxe esse estilo de vida para mim porque eu gosto e me faz bem. Eu gosto de gordices, também; há semanas que quero comer uma tonelada de chocolate, mas eu sinto diferença no meu bem-estar quando exagero e, por isso, não é tão sofrido cortar certas coisas.

Eu gosto muito de cozinhar. Pelo menos uma vez por semana, fora dos períodos pré-competição, eu preparo um jantar. Geralmente uma carne ou uma massa, para minha família. E degustamos um bom vinho. Vinho e chocolate são meus pontos fracos, principalmente na TPM, rs.

BGM: Deixe um recado pra quem se inspira em você e deseja seguir os seus passos.

Danny: Primeiramente, confie em Deus. Deixe que Ele faça a vontade Dele em sua vida, mas não espere sentado. Se você tem um sonho, corra atrás disso e dê o seu melhor, porque coisas boas sempre acontecem. Eu sempre confiei em Deus e corri atrás dos meus sonhos. Nenhum deles era ser lutadora de Jiu-Jitsu, mesmo porque só comecei a treinar eu tinha 32 anos. Até então, não tinha nem ideia do que era isso. Se eu tivesse desanimado todas as vezes em que um “sonho” meu não era atendido ou tivesse desistido, eu não estaria aqui. Eu não sei o que Ele tem pra mim daqui pra frente. Mas vou continuar dando meu melhor para atingir meus objetivos. E continuarei confiando que, se isso não for da vontade Dele, Ele me dará algo melhor. Então, é esse o recado:

Confie em Deus, em si próprio, ame e respeite você e o próximo e nunca desista!

E você, quem gostaria de ver por aqui?

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através