O jiu jitsu feminino e a sua imagem

No mês de maio, mês das noivas, das mães, das mulheres e tantos outros papéis que ocupamos, vamos falar das jiujiteiras! Ainda somos minorias neste esporte, mas estamos cada dia mais presentes nos tatames. E também nos pódios!

Há um tempo atrás, quem treinava jiu jitsu era tido como “briguento” de rua. Muita coisa mudou na imagem desse esporte de contato, principalmente com o avanço do MMA no Brasil. Com as transmissões ao vivo de lutas na TV, as pessoas passaram a ser interessar mais pelas regras, procurando entender os movimentos, e as academias foram ganhando alunos e alunas. Todo mundo encontra seu lugar, sejam crianças ou adultos.

Mas o jiu jitsu feminino veio mesmo pra ficar? Será que esse amado esporte está mesmo se popularizando ou é só mais um modismo imposto pelas redes sociais? Quem treina já sabe, abrimos mão das unhas compridas, cabelos impecáveis, sextas no bar, tempo com os amigos e com a família. Sentimos dores e temos que lidar com elas. Mas será que todo mundo está disposto a pagar o preço?

Para treinar jiu jitsu, você vai precisar somente de uma boa legging, uma rashguard e um kimono limpo. Use aquele top decotado lindo, mas não sem nada por baixo do kimono –  a regra permite tops e maiôs, porém é legal somente em campeonatos, onde você vai rolar apenas com mulheres. Essa polêmica do que “pode ou não pode” é um tanto complicada de abordar, porém é preciso lembrar que estamos num esporte dominado pela maioria masculina – e é SEU DIREITO estar lá, mas vale lembrar algumas dicas básicas que podem tornar seu dia a dia nos treinos uma coisa saudável e que com certeza evitaria comentários com o seu nome no meio masculino:

A primeira é clara e muito comentada entre nós: muitas meninas acabam usando somente calcinha por baixo da calça de kimono, e isso nem de longe quer dizer que estejam querendo “ficar nuas” no tatame, ou (?) se insinuar para os meninos. Muitas meninas entram achando mesmo que não tem problema, porque está um dia quente e a calcinha não vai aparecer: o jiu jitsu é um esporte que, além de ter muito contato, você fica de quatro apoios, você fecha a guarda, e existem muitos movimentos que podem te deixar numa “saia justa”. Vale evitar para não te deixar constrangida nos treinos e também para não ser motivo de piada.

Vale lembrar que a regra da vestimenta adequada é para ambos os sexos: o uso da reshguard e bermuda é fundamental também para eles. Rolar com um homem com o peito de fora, todo suado ou cheio de pêlos não é nada agradável.

Desde muito tempo, passamos situações constrangedoras com homens e, mesmo hoje, com toda informação disponível, ainda é um pouco difícil. Conheço mulheres (isso mesmo, mais de uma) que mudaram de academia por terem vergonha de contar para seu mestre as barbaridades que se passava com elas durante os rolas com seus “parceiros de treino”, e isso é terrível para a imagem do esporte. Assédio acontece SIM e faz com que pais e mães não deixem que seus filhos e filhas, estas principalmente, comecem a treinar jiu jitsu. A imagem do esporte reflete no atleta, e vice-versa. Você com certeza já ouviu alguma piadinha do tipo: “fulana só vai treinar jiu jitsu porque gosta de se agarrar com homem”.

Há casos de homens não gostam de rolar com mulheres, alguns nem de fazer posição. Os motivos são muitos: a namorada é ciumenta, a força é desproporcional ou simplesmente não se sentem confortáveis. E quando o mestre manda, alguns fazem questão de usar a força para que da próxima vez a gente não queira ir. Para que os homens entendam que estamos no tatame em busca de conhecimento, e não de um affair para passar o tempo, temos que mostrar isso nos treinos. Como? Treinando mais, buscando melhorar suas técnicas, ficando cada dia mais duras.

É triste ver algumas academias graduando mulheres pela beleza, e não por critérios técnicos. É triste, mas acontece muito. Digamos que seja um pouco “difícil” ser diva dentro de um treino de jiu jitsu… Quando terminamos uma aula bem aproveitada, quase não dá pra soltar os cabelos direito, os braços ficam pesados e na primeira meia hora a única coisa bem-vinda é uma garrafa de água. Que tal uma foto real? Faça uma brincadeira com as suas amigas de treino, com uma foto antes e depois rs.

Não poderia deixar de citar os bons exemplos: temos grandes campeãs no jiu jitsu que, além de lindas, são medalhistas, ou seja, treinam pesado e recebem apoio, incentivo e reconhecimento dos homens, dentro e fora das academias, e suas redes sociais são verdadeiras fontes de inspiração, possuem fotos de biquíni, sim, mas não nos tatames! Fica a regra do bom senso!

Seja exemplo de motivação para suas amigas e amigos e mostre que no tatame, homens e mulheres são igualmente capazes em busca de técnica e aprendizado, que existe respeito amizade e muito treino, e da próxima vez que for usar uma roupa para ir treinar, se pergunte: eu poderia competir assim? As regras de vestimenta da CBJJ estão disponíveis no site da confederação. Elas foram analisadas por pessoas que querem profissionalizar o esporte, torná-lo acima de tudo, um esporte respeitoso e para todos.

Bons treinos!! Oss.

[Pra você que gosta de musculação: estamos com um cupom de desconto na HeavySupps: digite: BJJGIRLS  e ganhe 10% de desconto em qualquer produto individual!

BANNER HEAVY SUPPS

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,