Quais os principais motivos que atrasam uma graduação?

Hoje vamos abordar um assunto muito importante no nosso esporte: a graduação. Como devemos ou não nos comportar, treinar, entre outros assuntos. Fomos atrás de respostas com o faixa preta primeiro grau Mestre Paulo Santana, da equipe Lucas Lepri da Carolina do Norte (EUA). Ele ensina é professor de Jiu-Jitsu desde a faixa marrom como tem vasta experiência no assunto, aqui ele comenta sobre como acontece o processo de graduação na arte suave. Confira:

BJJ GIRLS MAG: Existe um tempo mínimo que o aluno deve estar em cada faixa?

PAULO: Sim, de acordo com o livro de regras da IBJJF, o tempo mínimo na faixa azul é de dois anos, na faixa roxa um ano e meio e na marrom um ano. Lembrando que este tempo é apenas uma base, quem realmente decide o momento da graduação é o Mestre. Passamos muito tempo observando os alunos desde a socialização deles com os demais colegas, até a pratica dentro da academia além é claro dos campeonatos. Às vezes leva mais tempo para o aluno estar preparado para receber a nova faixa.

BJJ GIRLS MAG: Na sua opinião qual o maior erro cometido pelos alunos na pressa em ser graduado?

PAULO: Existem muitos erros, mas posso dizer que o pior deles é pedir a faixa! NUNCA PEÇAM A FAIXA. Isso mostra que você definitivamente não está pronto para recebê-la.

BJJ GIRLS MAG: Quais são as suas dicas para quem quer ser graduado? Como demonstrar aos nossos mestres a nossa intenção de evoluir no JiU-jitsu?

PAULO: É importante que o aluno não falte às aulas. Fim de ano geralmente é a época em que escolhemos para fazer as graduações, e neste período aparecem alunos que estavam sumidos há meses. Nós professores sabemos bem quem esteve presente e fez por onde. É importante que o aluno se entregue ao esporte, ajude os companheiros que tenham mais dificuldades, sejam legais com os novatos, não reclamem na horas de fazer mais rolas ou mais tempo de posições… tudo faz parte do aprendizado. Muitas das vezes graduamos o aluno por ele ser uma pessoa que faz a diferença dentro dos treinos, não apenas por ter várias medalhas ou por que amassa geral nos treinos. Jiu-Jitsu vai muito além do rola.

Pelo visto, realmente é a faixa que pede o aluno e não o contrário. Ao entrar no tatame deixe seu ego do lado de fora, abra sua mente para o aprendizado e tente absorver tudo ao seu redor. Como disse o professor Paulo Santana, é preciso viver intensamente o Jiu-Jitsu, aquelas horinhas que você passa semanalmente dentro do tatame devem ser muito bem aproveitadas, sem pressa e o mais importante: sem pressão. A caminhada é longa, o tempo médio para se formar um faixa preta é de dez anos, e muitos desistem antes – o que faz um faixa preta ser ainda mais especial e acima de tudo, respeitado.

Não existem palavras para descrever o quanto é emocionante o momento da graduação. Você irá se lembrar de todo o suor derramado e se sentirá honrado em receber de seu mestre a merecida faixa no tempo certo.

Bons treinos a todos!
OSS.

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,