IBJJF e CBJJ anunciam premiação em dinheiro no Mundial e Brasileiro 2019

Na última semana, a Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJ) e a Federação Internacional de Jiu-jitsu (IBJJF) anunciaram que os principais campeonatos de 2019 terão, finalmente, premiação em dinheiro aos vencedores. São eles o Campeonato Brasileiro, realizado em São Paulo de 30 de abril a 5 de maio, e o Campeonato Mundial, que acontece na Califórnia de 30 de maio a 2 de junho.

Muitos eventos de jiu-jitsu não federados já contam com premiação em dinheiro. Assim como a Federação de Jiu-jitsu de Abu Dhabi (UAEJJF) também premia atletas (Grand Slam e World Pro), atraindo grandes nomes do esporte para suas competições há algum tempo. Seguindo esse movimento de valorização de atletas e profissionalização do esporte, IBJJF e CBJJ também vão aderir aos prêmios em dinheiro nas categorias de peso e no absoluto, na faixa preta.

Uma questão muito debatida quando falamos em premiação é a diferença entre masculino e feminino. A premiação no Mundial e no Brasileiro será igual para homens e mulheres, variando de acordo com a quantidade de inscritos em cada categoria.

 

Premiação Brasileiro 2019. Fonte: www.cbjj.com.br

Não vamos parar por aí

Com certeza, já é um passo muito importante para a profissionalização do jiu-jitsu. É ótimo que IBJJF/CBJJ também estejam trilhando esse caminho. É um começo, um primeiro passo de muitos que precisam vir.

Vemos cada vez mais atletas investindo em suas carreiras ainda nas faixas coloridas. Faixas azuis, roxas e marrons que botam a cara a tapa e seguem seu sonho. Não se espera até a faixa preta pra começar a carreira de atleta.

Outro ponto a se considerar: categoria master. A galera acima dos 30 anos tem comparecido em peso nos campeonatos. Eles ralam muito para serem reconhecidos como atletas e terem um espaço nos holofotes, que geralmente é dedicado majoritariamente aos adultos. Inclusive, muitos comentários no post no Instagram da CBJJ sobre a premiação cobravam que também fosse feita aos masters.

Uma terceira questão é em relação aos Opens, que são os campeonatos que as federações realizam durante o ano em diversas cidades do Brasil e do mundo. A inscrição de alguns deles é bem puxada e seria muito bacana que também tivesse alguma premiação.

Ficamos felizes com o fato da IBJJF/CBJJ finalmente colocarem premiação em dinheiro em seus principais campeonatos. Mas não vamos deixar de acompanhar e cobrar que o jiu-jitsu seja cada vez mais profissional, valorizando seus atletas. Que as federações mostrem que são capazes de fazer uma organização boa e competente, mas sem deixar de contemplar e reconhecer quem faz o show acontecer: os atletas.

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não