Perdi a vontade de treinar


Cansei! Estou com dores musculares, com muito trabalho para fazer, compromissos que não acabam mais e ainda tenho que ter tempo para minha família e cuidar de mim mesmo.  A vida do mundo pós-moderno é muito atribulada e, portanto, o jiu-jitsu não tem me ajudado. Apenas toma bastante do meu tempo e me deixa com mais dores ainda.

O parágrafo que lemos exemplifica como anda o ritmo de vida das pessoas. É cada vez mais comum situações limites em que, devido às pressões diárias da vida, muitas pessoas acabam entrando em depressão e desenvolvendo outras patologias (fisiológicas e psicológicas) que as pode levar a um estado de exaustão emocional muito grande. Lembrando que sempre é fundamental uma ajuda profissional nestes casos.

Os benefícios do exercício físico para a saúde humana são os mais diversos. Entre estes benefícios está o combate ao estresse. Salientamos que o estresse, segundo alguns autores “é uma parte essencial e natural da vida, sendo que viver diariamente com estresse é inerente para o crescimento e desenvolvimento humano” (leia aqui). O problema está quando não conseguimos mais combater os estresses diários de um ritmo de vida que cada vez exige mais das pessoas.

O sedentarismo tem sido, entre outros fatores, uma consequência do estresse. O indivíduo cansa, para com os exercícios e, na tendência de “descansar”, acaba deixando suas atividades de exercícios físicos como uma possibilidade apenas. Estudos mostram que a prática de atividades físicas beneficia a superação do estresse, como mostrado para praticantes de corridas de aventuras os quais já mostravam uma dependência dos exercícios físicos e, portanto, mantinham um estado anímico (humor) mais constante.

A prescrição médica de exercícios físicos já tem sido tema de artigos técnicos que recomendam aos médicos que informem aos pacientes tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos das possíveis práticas. A ideia de se maximizar os benefícios e se minimizar os riscos respeitando-se as necessidades e preferências de cada pessoa.

Benefícios do jiu-jitsu no combate ao estresse

Neste ponto precisamos destacar o jiu-jitsu. O papel que a arte suave pode ter para combater o estresse. Já falamos um pouco por aqui sobre estes benefícios. A prática esportiva da arte suave tem trazido benefícios físicos e mentais para seus praticantes. Como atividade física que demanda esforço muscular e destreza de raciocínio, o jiu-jitsu tem sido um forte aliado no combate de doenças decorrentes do ritmo de vida atual.

Naturalmente, a prática do nosso esporte requer descanso para recuperação muscular. Não estamos sugerindo que se leve os treinos em ritmo de profissionais do esporte (2-3 treinos por dia), mas que não seja uma prática de apenas uma vez por semana. A orientação médica e avaliação física regulares são, neste aspecto, muito importante para se saber qual a quantidade de treinos ideal para cada um.

Quando resolvi iniciar os treinos de jiu-jitsu, eu estava com sobrepeso, estressado e ficando com alterações em exames de sangue. Meus índices já não estavam mais na faixa ideal. Iniciei treinando duas vezes por semana. Em dois meses de treino eu já treinava quatro vezes por semana e meus índices nos exames retornaram todos para as faixas ideias para minha idade na época.

Atualmente eu treino seis vezes por semana em média (uma vez por dia de segunda a sábado). Muito eventualmente faço um segundo treino no dia. Sou testemunha viva dos benefícios que o nosso esporte traz para a nossa vida. Humor, disposição e tantos outros fatores importantes em se lutar contra o estresse excessivo encontram-se bem melhores.

Portanto, se você está se sentindo com elevado índice de estresse, sem vontade e com desânimo, procure um profissional da área médica e uma academia de jiu-jitsu. Experimente os benefícios de treinar. E jamais desista de ter uma vida melhor e mais saudável!

Bons treinos! Oss!



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