“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”

Todos conhecem a frase do título, extraída do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

O título nos leva à reflexão sobre as nossas próprias atitudes. Nós, das artes marciais, ainda somos expostos numa vitrine como exemplos, modelos a seguir.

A atuação de Erberth Santos no último final de semana durante a luta no evento BjjStars rendeu, além de comentários ainda mais negativos contra o atleta, a retirada do seu nome do ranking da IBJJF.

Não sou eu quem vai julgar, mas um líder de equipe deveria ser um exemplo de retidão e caráter. Pessoas de sucesso assumem que estão onde se puseram e com humildade buscam aprender com os próprios erros para obter melhores resultados nas próximas tentativas.

Hoje, como se não bastassem as barbáries cometidas por alguns “lutadores” de jiu-jitsu nas recentes notícias publicadas a respeito de agressões a mulheres, os principais sites de notícias, esportes, blogs e canais do You Tube noticiam o lado negativo do jiu-jitsu graças (também) a Erberth Santos.

Um evento com organização impecável promovido por Fernando Lopes. A homenagem prestada a Gerardo Carvalho de 91 anos, praticante de jiu-jitsu, grandes nomes e ídolos do esporte nacional e internacional. Um evento marcado por tantas super lutas, não apenas no card principal. A superação declarada por João Gabriel Rocha, o espetáculo promovido pelos mestres Marco Barbosa e Megaton Dias, a única luta feminina do evento entre Bianca Basílio e Michelle Nicolini e todos os outros que ali deram seu melhor, além, é claro, de um show de jiu-jitsu de altíssimo nível.

Fernando Lopes, não precisa se desculpar em suas notas! Todos sabem que pessoas de bem como você não compactuam com esse tipo de atitude.

Parafraseando o próprio Erberth Santos em publicação na rede social da equipe, nós escolhemos o tipo de guerreiros que queremos ser.

Autorresponsabilidade e consequências. Perceber que o controle da sua vida está em suas próprias mãos pode ser incrível, pois há a possibilidade de modificar velhos hábitos e superar dificuldades, mas também pode ser uma perspectiva negativa.

Quando se vê por esse ângulo, é necessário aprender a lidar com consequências dos atos e fracassos. Não é uma habilidade fácil. Poucos estão dispostos.

Que você, Erberth Santos, aprenda com sua falha e responsabilize-se pelos atos. Aja em prol da mudança e em nome de tantos jovens que ainda o admiram! Leve em frente sua hashtag #euvoutemotivar com atitudes assertivas e exemplares.



Clube de Vantagens BGM

Brutal Massa

Buscando suplementos e produtos para complementar e ajudar no seu treino? A Brutal Massa tem o que você precisa. Ganhe 10% de desconto em todo o site com o cupom BJJGIRLSMAG. Acesse e confira.

 

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não