Atleta da Semana: Yara Soares

A atleta desta semana é a Yara Soares, que tem 23 anos e é faixa roxa de jiu-jitsu. A sinistra é dividida entre o Brasil e os Estados Unidos e se dedica 100% para as competições. Realizou um sonho de viver somente da arte marcial.

Por ter dificuldade e não ter grande apoio em sua cidade, ela decidiu largar tudo e ir tentar a carreira em São Paulo para não precisar se dedicar a outra coisa além do seu sonho.

Yara está no esporte há cinco anos e vem de uma família de atletas. Desde criança tem contato com o estilo de vida corrida de competições. Sua inspiração vem de dentro de casa, seus avós também são atletas.

A faixa roxa é da equipe Guigo JJ/Lloyd e aprende muito com seus dois mestres. Teve a oportunidade de ir para fora pelo mestre brasileiro, que sempre abre portas para os alunos começarem a treinar em Washington.

Faz dois anos que teve essa oportunidade de passar temporadas em Washington, que servem para se preparar para grandes competições como o Pan e o Mundial.

Rotina de treino

Hoje a rotina da Yara é divida em três treinos por dia, dois de jiu-jitsu e um de preparação física. Vivendo da arte marcial fica mais fácil conciliar os treinos. Em São Paulo ela tem o quarto dentro da academia, acorda dando de cara com o tatame e tenta fazer todos os treinos da academia.

A faixa roxa se esforça para competir todo final de semana. O seu primeiro campeonato foi no primeiro mês de treino e a partir desse dia nunca mais parou. Yara gosta de jogar na guarda e sua finalização preferida é o arco e flecha.

Leva a alimentação numa boa, sem nenhuma restrição. Tentando sempre se controlar para não subir o peso, mas não chega a fazer nenhum tipo de dieta.

Benefícios e dificuldades do esporte

A Yara descreve o esporte como a vida dela, os benefícios que o jiu-jitsu trouxe foram muitos. Tanto na parte mental quanto na parte física. A maior dificuldade para ela é a falta de apoio do estado e até mesmo do governo.

O amor pela arte marcial não a deixou desistir. O início foi muito difícil, pois o dinheiro era curto e muitas vezes não sobrava para a mensalidade da academia. Hoje a sinistra consegue tirar um dinheiro para se manter e tem a oportunidade de treinar e competir, vivendo do jiu-jitsu.

Principais títulos

Yara compete todo final de semana e entre os seus principais títulos estão o de Campeã Mundial, Vice Pan Americana e Campeã Europeia.

A casca grossa conta que o campeonato mais importante foi o Pan de 2018 da IBJJF, pois foi uma superação. Fazia três meses que saiu de uma cirurgia, com pinos e placa no braço. E o médico liberou depois de seis meses da cirurgia, com três meses ja estava competindo um campeonato importante como o Pan. Foi vice e, além da medalha, nesse dia levou pra casa a maior superação dentro do esporte.

Yara deixa uma mensagem para a galera do jiu-jitsu:

Não desista jamais. Se for possível tente quantas vezes for preciso, pois com muito trabalho, esforço e fé todos os sonhos se tornam realidade.



Assessoria de Atletas

Um dos nossos serviços aqui no BGM é a assessoria de atletas. Está precisando dar um up nas suas redes sociais, ajuda para buscar patrocínios e melhorar sua imagem como atleta? Venha fazer parte desse time de atletas assessorados. Mande uma mensagem para saber mais!

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não