Dicas para treinar no verão


Em nossos treinos podemos ter o rendimento alterado por conta do horário no qual treinamos ou até mesmo por conta das mudanças de temperatura. Por exemplo, muitos atletas tem melhor rendimento treinando de manhã, enquanto outros preferem o horário da noite.

E não é diferente com o clima. Alguns sentem de maneira mais intensa os efeitos do verão nos treinos, como é o caso das pessoas hipoglicêmicas. Em contrapartida, outros praticantes de jiu-jitsu sentem mais os efeitos do inverno em seu desempenho, como é o caso de pessoas com problemas ósseos ou nas articulações.

Nessa onda de calor extremo dos últimos dias, é possível sofrer com situações de desidratação, insolação ou até mesmo queda de pressão. Então para evitar esses sintomas e te ajudar a manter o seu ritmo nos treinos, seguem algumas dicas para treinar no verão:

  • Hidrate-se! A ingestão de água (e não sucos e refrigerantes) deve ocorrer de maneira contínua, pois o nosso organismo precisa repor os líquidos que são perdidos naturalmente ao longo do dia.
  • Faça refeições leves: evite alimentos como massas, gorduras e doces. Por conta do calor, ingerir esses tipos de alimento pouco tempo antes de treinar pode não fazer bem ao nosso estômago. Além disso, o nosso desempenho no treino fica extremamente prejudicado. Portanto, dê preferência para alimentos mais leves e naturais nas refeições pré-treino.
  • Prefira shorts/bermudas e rashguards manga curta: O kimono por si só já é quente, combinado a intensidade do treino e dependendo da ventilação do ambiente, o uso de leggings e rashguards longas pode ser um convite para passar mal. Caso já tenha predisposição à queda de pressão, procure utilizar shorts, bermudas e rashguards manga curta.
  • Não esqueça do protetor solar. Independente de ir a praia ou não, o protetor solar pode evitar vários transtornos. Além de proteger nossa pele, evita queimaduras, bolhas e lesões na pele por conta do calor. Mesmo que haja tolerância a dor, treinar com lesões na pele pode dar abertura para infecções mais graves.

Então, por mais simples que as dicas acima possam parecer, elas podem ser extremamente úteis para treinar durante o verão. Principalmente para pessoas que sofrem com hipoglicemia e até mesmo quando sentimos os efeitos dos sintomas pré-menstruais.

Caso você tiver alguma outra dica para treinar nesse verão conta pra gente nos comentários. Bons treinos! Oss



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