Participe de um campeonato de jiu-jitsu


O jiu-jitsu está longe de ser só um esporte. Quando começamos a treinar, logo percebemos que não existe só a parte esportiva, mas a arte marcial como um todo. Mas a parte das competições também é muito importante. No texto de hoje vou falar para você alguns motivos para todos que praticam jiu-jitsu participem de algum campeonato. E também, outras questões relacionadas às competições que todo mundo precisa saber.

Para começar, os campeonatos são divididos em categorias: peso, idade e faixa. Você vai lutar com pessoas da mesma faixa etária, mesmo peso e mesma faixa. Isso pode mudar um pouco no absoluto, mas é outra história. Vamos, então, aos motivos pelos quais todo mundo deveria experimentar lutar um dia:

  • Você é capaz

Se dedicar nos treinos é muito importante. A chave para a evolução é ter atenção e praticar bastante todas as posições e ensinamentos que são passados. Depois de se dedicar e treinar duro é muito gratificante poder colocar tudo isso em prática, participando de um campeonato.

Quando se treina somente com os colegas, você se acostuma com o jogo de cada um. É bacana poder se testar com outras pessoas. Teste novas posições, tire dúvidas e entre no tatame confiante nos seus professores, na sua equipe e em você.

Você é capaz de chegar ao pódio. Acreditar e treinar duro são os primeiros passos.

  • União da equipe

No período que antecede um campeonato, a equipe sempre se une mais ainda. Todos se ajudam com os treinos, a guerra contra a balança e a ansiedade que toma conta da gente. Além disso, eles sabem pelo que você está passando, pois enfrentam a mesma coisa.

É mais fácil deixar a ansiedade de lado quando os seus amigos e familiares estão te apoiando. Todos vão estar dentro do ginásio torcendo por você. Já é uma vitória seus colegas de treino se tornaram grandes amigos. Eles estarão ao seu lado independente do resultado.

  • Área de concentração

É na área de concentração que você vive o seu momento. Aos poucos, você vai descobrindo o que te deixa mais confortável ali. É o momento que você tem para refletir e se encontrar.

Só mais alguns minutos para tudo passar. Olhe para dentro, respire e reflita nas quedas, posições, finalizações e em todos os seus treinos. Deixe tocar a musica preferida, converse com você e diga mais uma vez: sou capaz.

Agora, algumas questões que valem ser destacadas:

  • Investimentos

O investimento para um campeonato não é tão barato. Se você mora em outra cidade ou muito longe do ginásio, ainda tem gastos com transportes. Uma opção para ajudar nos gastos é ir atrás de patrocínio ou vender rifas, doces, salgados e muito mais.

Outro investimento, no caso não financeiro, mas pessoal, é a balança. Você precisa encontrar uma categoria em que se sinta bem. Que não precise sofrer horrores e ficar fraco para bater peso. Ter uma alimentação equilibrada é muito importante na briga com a balança.

  • Foco

Ter foco é muito importante, tanto nos treinos quanto na hora do campeonato. O nervosismo é normal, mas não deixe que ele tire a sua concentração nos treinos ou na alimentação.

Foque no objetivo de vencer. E não necessariamente vencer o campeonato, mas vencer cada batalha que tem com você mesmo. Cada treino é um degrau para a linha de chegada.

  • Faça valer a pena

Cada minuto do seu dia vai ser uma nova experiência. É importante também fazer valer a pena cada aprendizado que vem junto com o campeonato. O seu dia vai terminar com você se conhecendo mais, ultrapassando limites que jamais imaginou.

Aproveite a viagem, os momentos dentro do ginásio, conheça pessoas novas que tem a mesma paixão pelo jiu-jitsu, aprenda com seus oponentes.

Não deixem que lhe digam que não é capaz, acredite sempre no seu potencial. O primeiro campeonato é um caminho sem volta, não deixe de viver essa experiência. É difícil dar o primeiro passo, mas você vai ver o quanto vai te fazer crescer!



Clube de Vantagens BGM

Vinicius Martins Osteopatia

Pra galera do Rio de Janeiro: o Vinicius é osteopata e trata de atletas de ponta como Claudia do Val, Michele Oliveira, entre outros. Nossa parceria com ele concede 20% de desconto em qualquer atendimento. Corre lá pra marcar uma avaliação! >> @osteopatia_viniciusmartins

Qual sua reação

Curtir Curtir
7
Curtir
Amei Amei
3
Amei
Haha Haha
1
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe de um campeonato de jiu-jitsu

log in

reset password

Voltar para
log in