Como ter um visto de atleta nos EUA?


Fala galera, esta semana recebemos uma dica de um tema bem legal e resolvemos tirar algumas das dúvidas de vocês. Antes de mais nada, tudo o que vamos falar aqui foi vivenciado por pessoas que têm este visto. Não somos advogados ou especialistas no assunto. Sendo assim, caso você realmente queira dar entrada neste processo procure se informar com um profissional.

Anos atrás os atletas que queriam viver de jiu-jitsu nos Estados Unidos aplicavam para o visto O que é ligado a atividades extraordinárias. Nos dias de hoje, o tipo que mais recebe aplicações de atletas é o visto P-1 que é para atletas profissionais e artistas.

O que este visto te permite?

Ele te permite viver nos Estados Unidos por 3 a 5 anos (período máximo) e pode ser estendido por mais 3 a 5 anos após seu vencimento. Além disso, você pode competir e receber dinheiro nas competições. Outra vantagem deste visto é que você também poderá trabalhar e estudar.

O primeiro passo para este visto é o patrocinador, você precisa de uma empresa ou uma pessoa que more nos Estados Unidos que seja “responsável “ por você. Esta pessoa irá te pagar um salário ou pagar as suas despesas enquanto você treina para as competições. Trabalhar será uma atividade secundária, seu principal motivo para obtenção deste visto é a competição.

O que é preciso fazer?

É preciso que você prepare um ótimo currículo esportivo, provando que você é realmente um atleta de sucesso. Fotos de pódios, links de todo material de imprensa e tudo mais que possa comprovar que seu pedido tem fundamento. Tudo isso, é claro, em inglês.

Pesquise bem sobre o advogado que irá contratar, ele irá te informar todos os passos e uma vez que você der a entrada no processo é possível acompanhar todo o andamento pela internet. O valor pode variar bastante de profissional para profissional, quando pesquisei encontramos preços que variaram entre 3.500 e 5.500 dólares. Fora as taxas processuais que o governo americano cobra.

Um detalhe chato deste visto é que toda vez que você sair do Brasil irá precisar fazer uma nova entrevista no consulado americano. Eles irão verificar se você está realmente competindo e fazendo tudo corretamente de acordo com as regras do visto P-1. Inclusive, quanto mais você viajar para competir, melhor. Isso mostra que você realmente é atleta. Antes de tirar o visto, se você já tiver viajado para lutar em algum outro país, também pode ajudar na hora de ser aprovado.

Bom, o tempo para que este visto seja aprovado varia de 4 meses a 1 ano. Durante o processo o governo tem o direito de pedir mais provas antes de aprovar o visto. Espero ter sanado todas as dúvidas. Caso tenham outras podem perguntar nos comentários, vou tentar responder a todos dentro do que sei!

Boa semana e bons treinos!

Qual sua reação

Curtir Curtir
8
Curtir
Amei Amei
2
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como ter um visto de atleta nos EUA?

log in

reset password

Voltar para
log in