Atleta da Semana: Mayara Valle

A atleta desta semana é a Mayara Valle. Com 17 anos, a sinistra treina dobrado com o sonho de entrar para o MMA. A faixa roxa da equipe Liga Oeste largou o ballet aos 11 anos para entrar na arte suave.

Sua grande inspiração dentro do esporte é a Mackenzie Dern. A lutadora migrou do jiu-jitsu para o MMA e as suas vitórias no UFC fazem com que Mayara não desista do seu sonho.

Em 2019 completa 18 anos e já estreia o primeiro campeonato do ano entrando na categoria adulta e de faixa nova. Outro desafio para a Mayara em 2019 serão os campeonatos de submisson.

Rotina de treino

Mayara tem uma rotina de treino muito intensa, o treinador é o seu pai e não dá moleza para ela. A guerreira faz dois treinos por dia, variando entre judô, jiu-jitsu, submisson, muay thai e musculação.

Administra a rotina de treino junto com os estudos, aproveitando para estudar entre o intervalo de cada treino. Mesmo com a rotina intensa da academia e as obrigações na escola conseguiu ser aluna destaque no ensino médio.

Quando tem um campeonato no final de bimestre é mais difícil para conciliar treino e estudos. Porque além disso ela não deixa de ajudar nas tarefas de casa.

Em 2019, Mayara começou a dar aulas de jiu-jitsu para crianças entre 5 e 12 anos. Na faixa azul era auxiliar e depois da graduação para a roxa, assumiu a turma.

Principais dificuldades no esporte

A falta de patrocínio dentro do esporte é uma das dificuldades da faixa roxa. Os custos dos campeonatos e viagens são altos e sem patrocinador fica ainda mais difícil competir todas as competições que sonha.

Os pais sempre a ajudam nas despesas, chegaram a ficar sem internet na casa para poder pagar o mundial da CBJJE. E Mayara detonou no campeonato fazendo cada esforço da família valer a pena.

Outra dificuldade que Mayara enfrenta dentro do esporte é a balança. A atleta tem uma dieta bem restrita. Em época de campeonato leva a própria marmita para a escola, deixando os colegas curiosos.

“Uma vez, uma menina me perguntou se eu fazia algo diferente, porque eu estava comendo tomate, respondi que era lutadora e estava em época de corte de peso e teria uma luta de MMA amador. Ela acabou se matriculando na academia.”

Já chegou a perder 5kg para lutar MMA. A procura é menor entre as mulheres e as lutas são casadas com meninas bem mais leves, fazendo Mayara correr para baixar o peso.

Benefícios do jiu-jitsu

Um dos maiores benefícios é para sua família, que fica mais unida por causa da arte suave. Aproveitando cada treino para ter o momento deles, com o pai professor e a mãe faixa roxa, os irmãos treinam pesado e sempre ajudando um ao outro.

Amizades, disciplina e a perda de peso são outros benefícios do jiu-jitsu na vida da Mayara.

Principais títulos

Campeã mundial CBJJP, campeã mundial da CBJJE, campeã panamericana CBJJE, campeã paulista FPJJ e oito vitórias em lutas de MMA amador: estes são alguns dos títulos da atleta.

Um dos sonhos da Mayara é participar do mundial da IBJJF na Califórnia e trazer a medalha para casa.

A May deixa uma mensagem para quem quer começar a treinar jiu-jitsu:

“O jiu-jitsu não é apenas uma modalidade, é um estilo de vida. Nele, você encontra uma família. Também faz novas amizades, verdadeiras, com direito a muita risada, piadas internas e pessoas que entendem, na pele, suas dificuldades! Todo mundo deveria treinar!”



Assessoria de Atletas

Um dos nossos serviços aqui no BGM é a assessoria de atletas. Está precisando dar um up nas suas redes sociais, ajuda para buscar patrocínios e melhorar sua imagem como atleta? Venha fazer parte desse time de atletas assessorados. Mande uma mensagem para saber mais!

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não