Pegando fôlego para 2019

Passando pelas redes sociais, vemos muitas referências a 2018 como um ano surpreendente e imprevisível. Tanto de forma positiva quanto de forma negativa. E geralmente nessa reta final, colocamos nossos resultados na balança e pegamos fôlego para o ano seguinte.

Por mais que nem todos sejam tradicionais, ou se empolguem para participar das festas de fim de ano é comum fazermos uma retrospectiva das nossas realizações e uma avaliação daquilo que conseguimos tirar do papel.

Enquanto alguns planejaram e conseguiram dar sequência nas suas resoluções, outros foram surpreendidos por situações que fugiram do seu controle. Por mais que façamos a nossa lista e nos comprometamos com ela, infelizmente estamos sujeitos a situações que vão além das nossas vontades.

Nossos resultados e o jiu-jitsu

Com o jiu-jitsu não é diferente. Muitos começaram a prática da arte suave esse ano, outros começaram 2018 voltando de lesões, enquanto alguns deram sequência em mais um período de treino. Porém, independente do caso os objetivos e o nível de cobrança de quem pratica o esporte são diferentes.

Para quem busca qualidade de vida, o fato de conseguir se manter saudável e evoluir no esporte já é considerado uma grande conquista. Enquanto que para os competidores, além dos treinos, a preparação física, o controle alimentar e a rotina de campeonatos apesar de trazer bons resultados pode ter sido extremamente desgastante.

A questão é que independente do seu foco no jiu-jitsu e dos seus resultados no esporte, tenha em mente que você treinou mais um ano. Sua evolução e suas conquistas não se referem ao que o outro pode fazer, mas ao que você pode fazer.

Para quem não conseguiu os resultados que gostaria: lembre-se que você é mais do que os seus resultados. Que uma etapa se encerra, mas ainda terão muitas outras. Para quem chegou ao ponto que gostaria: lembre-se que sempre há algo que podemos aprender, alguma coisa que podemos melhorar e que quando ensinamos ao outro aprendemos novamente.

Reflita o quanto você evoluiu esse ano, mesmo em meio à rotina, aos compromissos e aos imprevistos. E aproveite esse fim de ano para pegar fôlego, porque 2019 tem mais. Até ano que vem! Oss!



Clube de Vantagens BGM

Bejayjay

Fortaleça e mantenha forte a sua pegada com as tapes iradas da BEJAYJAY. E mais, com o cupom @BJJGIRLSMAG você ganha 10% de desconto nas compras no site. Aproveite, garanta o seu!

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não