O Jiu-jitsu e a física dos movimentos


O jiu-jitsu é pura física aplicada aos movimentos, fato este facilmente comprovado quando se dedica um mínimo de atenção aos golpes, sobretudo os de finalização. O princípio da alavanca foi criado por Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.), que descreve as “grandezas comensuráveis se equilibram em distâncias inversamente proporcionais a seus pesos”. Ou seja, uma alavanca e um ponto de apoio são suficientes para mover algo.

O princípio da alavanca aplicada ao jiu-jitsu, cuja história dita que fora desenvolvido pelo Grande Mestre Hélio Gracie, é facilmente percebido nas chaves de braço em geral, em que: 1. apreende-se o braço do adversário; 2. usa-se as pernas para travar o tronco e a cabeça do adversário; 3. tem-se o apoio irrestrito do quadril que oferece a “alavanca”. Este conjunto de movimentos tem por finalidade promover a extensão do braço até a sensação de dor e consequente desistência do oponente sob o risco de lesão ou fratura.

Perceba que na descrição acima foram destacadas três situações em um único movimento, o que nos leva a outra questão interessante relacionada à física aplicada ao jiu-jitsu, a teoria dos três pontos de apoio, ou teoria do triângulo.

Você já deve ter percebido que muitas equipes de jiu-jitsu usam um triângulo em seus logotipos. A representatividade desta forma geométrica nos remete ao equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Especificamente para a prática do jiu-jitsu, refere-se aos três pontos de equilíbrio. Para se ter um golpe perfeito e o adversário totalmente sob controle, deve-se manter três partes do corpo em contato com o solo ou oponente, o que aumenta a força (outra grandeza física) exercida sobre ele.

Por exemplo, no golpe “relógio” o primeiro ponto de apoio é o joelho em contato com o solo, o segundo é o pé que fica à frente do adversário e que permite o movimento de giro; e o terceiro é o braço do estrangulamento encaixado no adversário.

Para quem ficou curioso e deseja se aprofundar mais no tema existem vários trabalhos acadêmicos que abordam a física dos movimentos na aplicação prática do jiu-jitsu. Basta fazer uma busca no Google Acadêmico para encontrar.



Clube de Vantagens BGM

Multiformula

Se engana quem pensa que eles são só uma farmácia de medicamentos manipulados. A Multiformula trabalha com produtos de primeira qualidade e profissionais capacitados. De produtos para a pele a suplementos. E o nosso desconto é de 10% em qualquer produto! Corre lá pra entrar em contato! >> @multiformula

Qual sua reação

Curtir Curtir
3
Curtir
Amei Amei
5
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Jiu-jitsu e a física dos movimentos

log in

reset password

Voltar para
log in