Sobre voltar a treinar perto da graduação


Já estamos no último mês do ano. Para a gente do jiu-jitsu, isso significa época de graduação. Vai variar de acordo com a equipe se a graduação será por mérito e reconhecimento, se terá exame. Cada professor observa com muita atenção seus alunos e prepara a lista de quem vai avançar mais uma etapa.

Tem muita gente que já graduou e alguns que ainda vão graduar. Outros que não estão esperando e pode ser que venha um novo grau ou uma nova faixa. Neste post falamos um pouco sobre a graduação. Mas o foco hoje é outro.

Não só para graduar, mas para evoluirmos no jiu-jitsu, é preciso manter uma frequência nas aulas. Ficar sempre interrompendo os treinos acaba não sendo bom para a continuidade no seu desenvolvimento. Claro que existem diversos fatores que nos afastam dos tatames, e nem sempre é por preguiça ou falta de comprometimento.

Mas sempre tem aquela pessoa, ou grupo de pessoas, que volta a treinar logo quando está chegando a data da graduação da academia. Sempre surgem as piadas entre os colegas de treino quando isso acontece. Mas a gente precisa analisar todos os fatores dessa situação.

A oportunidade de voltar

Aconteceu comigo e uma menina da minha equipe. Ela está afastada por motivos de estudo e perguntou se mesmo assim poderia ir no treinão de graduação. Como a gente vai barrar uma pessoa dessa e dizer que não pode ir na graduação se não tiver treinando?

Na minha equipe e em muitas outras, esse treino de graduação junta muita gente. Pessoas que treinam em outras filiais da sua equipe e seus professores. É uma chance de trocar experiências com todo mundo, conhecer gente nova, treinar com pessoas que você não treina no dia a dia. E mais importante: de se sentir parte daquilo e ter motivação para voltar a treinar.

É importante ser receptivo(a) e mostrar para quem está afastado que ali é lugar dele também. E que ele faz a diferença ali, que faz falta. Excluir alguém nessa situação da graduação pode piorar as coisas.

Apareceu para graduar

Agora falando sobre o outro lado da moeda. Aquela pessoa que não treina tanto quanto pode por enrolação, ou preguiça. Mas que volta a ir regularmente quando vai chegando outubro, novembro. Sempre tem um caso assim, né?

Em primeiro lugar a gente precisa entender uma coisa: você treina jiu-jitsu para ostentar faixa na cintura? Ou para a sua evolução pessoal e desenvolvimento no tatame? O jiu-jitsu é muito mais que a cor de uma faixa, por maior que seja o significado dela. Treine para se superar, para ter uma vida mais saudável e a mente mais tranquila. Quando observamos todos esses fatores (dentro e fora do tatame), com certeza a graduação vai vir na hora certa.

Em segundo lugar: se seu pensamento é treinar todos os dias faltando um mês para a graduação para os professores te notarem, vai ser bem difícil você graduar. Eles não observam os alunos só naquele período, mas durante o ano todo. Vão olhar se a técnica está apurada, se o comportamento está adequado, se a postura fora do tatame condiz com a postura dentro dele. Tudo isso conta.

Projeto vida

Portanto, faça da arte suave um projeto para a sua vida. A faixa, por si só, não mete medo nem conquista o respeito de ninguém. Suas atitudes vão falar muito mais alto. Tanto das pessoas que julgam sem conhecer o motivo dos outros, quanto daqueles que se acham espertinhos e ficam de olho só na graduação.

Tenha empatia com seus companheiros de treino. Em um ambiente favorável, é muito mais fácil que as pessoas sejam cativadas e que queiram continuar ali. Tente entender os motivos daquela pessoa e dê suporte. Até com os espertinhos, pois eles precisam dos bons exemplos para mudar de atitude.

Um bom final de ano a todos. Parabéns aos que já graduaram, aos que vão graduar e a todos que continuam nessa caminhada do jiu-jitsu, que não é nada fácil!

Leia também:

Graduação: quanto você trabalhou por ela?



Assessoria de Atletas

Um dos nossos serviços aqui no BGM é a assessoria de atletas. Está precisando dar um up nas suas redes sociais, ajuda para buscar patrocínios e melhorar sua imagem como atleta? Venha fazer parte desse time de atletas assessorados. Mande uma mensagem para saber mais!

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
1
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre voltar a treinar perto da graduação

log in

reset password

Voltar para
log in