Atleta da Semana: Isabela Firmino

No jiu-jitsu sempre surgem nomes, novos talentos no cenário de competições. Conversei essa semana com Isabela Firmino da Silva. Ela é faixa laranja, categoria juvenil, tem 15 anos e treina na Equipe Almeida Jiu Jitsu, aluna oficial do mestre Caio Almeida. Atleta da segunda geração do projeto social da Almeida. Contou que começou a treinar há 6 anos por incentivo dos primos que eram do projeto, mas infelizmente desistiram.

No início, sua mãe não era tão favorável, gostaria que a filha fizesse ballet ou natação, mas ela insistiu na arte suave e com 15 dias de treino já participou da primeira competição, fez quatro lutas e ganhou! Foi o suficiente para quem estava assistindo e a própria mãe se convencerem de que ela nasceu pra isso!

Sua rotina de treinos é pesada. Treina jiu-jitsu e judô de segunda a sexta e atualmente tem observado melhor a alimentação, que é feita de 3 em 3 horas. Como a atleta vai direto da escola para a academia e ali permanece até a noite, ela e a mãe já preparam várias marmitas para o dia todo. Mora há 15 minutos da academia, então o acesso é fácil. E precisa ser, porque são dois a três treinos de jiu-jitsu por dia, fora o judô.

Isa será graduada no final desse ano e já tem em seu planejamento uma viagem para disputar o Campeonato Mundial pela categoria Juvenil na faixa azul nos EUA pela IBJJF. Está se preparando para esta competição em especial e está bastante focada. Sabe que haverão lutas duras, mas está preparada!

Ela deu o pontapé inicial no jiu-jitsu em casa e depois da graduação para faixa amarela, o irmão (Felipinho) se animou para treinar também. Conta que ele é divertido e às vezes chato, mas sempre ajuda em sua evolução, aprendizado e dá as dicas necessárias, mas também acontece aquele “amasso” familiar às vezes. Até a mãe treinou um tempo, mas não continuou. Hoje ela e o pai são os maiores incentivadores.

Hoje, encontra as mesmas barreiras das adultas e masters. O pouco apoio ao atleta. Tem ajuda de uma marca de kimonos, duas marcas fightwear e protetores bucais. Suporte para campeonatos é bastante difícil para se conseguir.

Apesar de nova, Isa coleciona importantes títulos em sua carreira e assim pretende continuar. Pretende se graduar em Educação Física e seguir no jiu-jitsu.

Na hora das lutas, Isa é imprevisível, e assim também é conhecida por suas adversárias, que nunca sabem se ela vai quedar, chamar para a guarda ou como será o caminho para a finalização. Ela procura treinar desde a luta em pé até as raspagens e finalizações para surpreender sempre.

Pela coleção abaixo, vemos que está dando resultado:

  • Bicampeã brasileira – CBJJ
  • Tricampeã paulista – FPJJ
  • Bicampeã dos Circuitos Paulista 2017 e 2018 – FPJJ
  • Tricampeã mundial – CBJJE

Treinar com suas maiores inspirações só serve de incentivo. E é um time de peso: Bianca Basílio, Cleber Clandestino, Caio Almeida, Raul Basílio, Leo Lara e ainda é fã e acompanha a carreira dos irmãos Mendes.

O segredo é ser sempre grato nessa vida e ter sempre a seguinte chave nas mãos para abrir portas: a humildade. E Deus acima de tudo.

Frase preferida? Mar calmo nunca fez bom marinheiro!

Conheça o Instagram da Isa.

(Entrevista e divulgação da atleta autorizada pela mãe)



Clube de Vantagens BGM

Açaí Club

Bateu aquela fome depois do treino? Se você é de São Paulo, não pode deixar de conhecer o Açaí Club Aclimação. Lá você pode desfrutar de uma alimentação nutritiva com ingredientes de qualidade e preço justo. O cardápio é bem democrático: lá você encontra pratos fits, veganos e, também alguns mais calóricos. Mostrando que segue o Bjj Girls Mag, você tem acesso a 10% de desconto em qualquer pedido. Não é demais?

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,