Você conhece os “apátridas do jiu-jitsu”?

Apesar da palavra “apátrida” ter um sentido mais profundo e complexo do que simplesmente o de não ter uma nacionalidade oficial, empreguei o termo de forma mais superficial para designar aquele praticante do jiu-jitsu que se declara não pertencente a nenhuma equipe.

Pode parecer estranho, mas não é tão incomum perceber pessoas que simplesmente decidem ficar “pingando” em treinos diversos sem estarem vinculados oficialmente a nenhuma equipe. Este tipo de comportamento é mais comum entre os faixas pretas, pois muitos, após recebê-la, se acham independentes ao ponto de imaginar que não precisam defender uma bandeira.

Os apátridas do jiu-jitsu têm o hábito de abandonar a sua equipe de origem por vários motivos. Pode ser por incompatibilidade de ideias com o professor, brigas internas, fechamento da academia que pode levá-los a perder o interesse em defender outra academia ou, ainda, porque decidem que assim será e ponto.

Mas, independentemente do motivo, ser um apátrida do jiu-jitsu tem poucas vantagens. Além do adepto não ser bem visto pelos outros praticantes (e geralmente ele nem se dá conta disso), não defender uma bandeira o deixa numa situação de completa falta de identidade. Assim como pode passar a sensação de que o cidadão não se enquadra em nenhum lugar, daí a necessidade de avaliar se ele é uma boa influência para os alunos.

Outra questão, e talvez a mais grave, é que o eterno visitante que pula de galho em galho muitas vezes sequer paga uma hora/aula, já que ele prefere visitar a academia daqueles “amigos” que estão dispostos a recebê-lo. Porém, isso jamais deve se tornar uma rotina.

Há casos e casos. Uma pessoa que viajou para um intercâmbio ou um trabalho temporário, por exemplo, e treina em uma academia “sem bandeira”, apenas para não deixar de treinar. Pessoas que se reúnem, de lugares e equipes diferentes, em uma situação temporária. Sempre vão existir exceções, a questão é fazer disso uma regra, uma rotina.

Então, você conhece algum apátrida do jiu-jitsu? Deixe aqui, sem mencionar nomes, a sua opinião sobre esse tipo de postura.



Clube de Vantagens BGM

Açaí Club

Bateu aquela fome depois do treino? Se você é de São Paulo, não pode deixar de conhecer o Açaí Club Aclimação. Lá você pode desfrutar de uma alimentação nutritiva com ingredientes de qualidade e preço justo. O Açaí Club Aclimação é bem democrático: lá você encontra pratos fits, veganos e, também alguns mais calóricos. E falando que segue o Bjj girls Mag, você tem acesso a 10% de desconto em qualquer pedido. Não é demais?

açai club aclimação

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,