Atleta da Semana: Leticia Damaceno


Letícia Damaceno começou a treinar em um projeto social na cidade de Buri, no interior de São Paulo, aos 13 anos, ficando três anos na faixa branca. Hoje ela é faixa roxa da Behring Jiu Jitsu.

Os irmãos tinham muitas dificuldades em frequentar os treinos, morando longe do ginásio, trabalhavam e estudavam o dia inteiro. Havia um único horário de ônibus, e quando perdiam iam a pé. Mas contaram com a ajuda e incentivo do seu irmão mais velho e faixa preta Juliano Damaceno. Escolhendo a arte suave como mudança de vida, hoje os irmãos gerenciam a academia da família Damaceno Team na cidade de Taquarituba.

O jiu jitsu trouxe muitas mudanças para a evolução da faixa roxa, ensinando a autoconfiança e a se desvincilhar das dificuldades que a vida trouxe. A timidez era um grande desafio para uma menina com muitos sonhos, hoje a Letícia dá aulas e se comunica bastante com as pessoas “sem ter medo”.

A atleta enfrenta muitas dificuldades na carreira, não podendo viver somente do jiu-jitsu. Ela dá aulas na academia, é formada em Educação Física e trabalha em escolas e projetos sociais, tendo que deixar muitas vezes de lado a dieta ou a dedicação nos treinos. Com a ajuda da sua equipe e do seu professor, não se deixa abalar e sempre quando tem um tempo corre para o tatame.

Letícia comenta que conseguir patrocínio é um grande desafio, limitando as suas participações em campeonatos. Ela mora a 200km da capital paulista e o custo com viagem é muito alto. Muitas vezes a Prefeitura sede um ônibus para os atletas da academia, mas mesmo assim não são muitos que conseguem bancar inscrições e demais custos. Não competindo todo com tanta frequência, a atleta acaba perdendo o ritmo para lutar os grandes eventos.

A faixa roxa começou a competir no ano de 2007 e logo em seu primeiro ano teve 100% de pódios. Bi campeã paulista e regional em 2007 e 2008, tricampeã CIJJ (2015, 2016 e 2017). Em 2018, treinou bastante, sendo campeã do Open de Jiu-jitsu de Itaí e campeã Submission Costa Combat 21 Botucatu. O ano ainda não acabou, ainda vem mais pela frente.

Logo após pegar a faixa azul, em 2008, teve que parar de treinar por conta da mudança de cidade e a faculdade. Retornou ao esporte depois de três anos, quando se formou em Educação Física.

Em 2015 a Leticia pegou a faixa roxa e voltou a treinar e se dedicar para as competições. A atleta também começou a lutar campeonatos de MMA. A escolha pelo MMA foi poder usar as duas modalidades, Muay Thai e Jiu Jitsu, em uma só luta. A primeira luta no MMA foi em 2017 no evento Kombat One na cidade de Capão Bonito e ganhou depois de três rounds.

O sonho no esporte é participar dos campeonatos Brasileiros e Mundiais, sabendo que tem potencial e apoio do seu professor e da sua equipe Behring Jiu Jitsu.

Neste mês de outubro vai participar do campeonato Paulista e está intensificando os seus treinos diários de jiu-jitsu e os treinos físicos com acompanhamento de profissionais e patrocinadores.

Letícia é a primeira mulher faixa roxa da sua academia e da equipe Behring de Taquarituba, servindo como exemplo para muitas meninas da região que começam a treinar jiu-jitsu.

O conselho que ela deixa para as mulheres é que todas deveriam conhecer o jiu-jitsu, não só pela autodefesa que o esporte ensina, mas pela autoconfiança e autocontrole, que foram os benefícios que a arte suave trouxe para a sua própria vida.

Veja aqui o Facebook e o Instagram da atleta.



Clube de Vantagens BGM

Multiformula

Se engana quem pensa que eles são só uma farmácia de medicamentos manipulados. A Multiformula trabalha com produtos de primeira qualidade e profissionais capacitados. De produtos para a pele à suplementos. E o nosso desconto é de 10% em qualquer produto! Corre lá pra entrar em contato! >> @multiformula

Qual sua reação

Curtir Curtir
0
Curtir
Amei Amei
0
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atleta da Semana: Leticia Damaceno

log in

reset password

Voltar para
log in