Jiu-jitsu e a experiência em outro país


Texto por Mariana Fanini

Eu sempre tive essa vontade de morar fora do Brasil. Quando era adolescente a ideia de intercâmbio pra mim sempre foi interessante, mas era um luxo que a minha família não poderia arcar. Porém, desde que o jiu-jitsu entrou na minha vida tive muitas experiência incríveis, e oportunidades foram aparecendo.

Hoje estou há 4 meses vivendo nos Estados Unidos para competir, treinar e auxiliar nas aulas, está sendo uma experiência maravilhosa e de muito aprendizado. Eu que nunca morei sozinha e sempre tive a minha família do meu lado, um dia me vi fazendo as malas e indo para os Estados Unidos, sem ter a menor noção de como seria.

Claro que a adaptação não é fácil, o idioma é a parte mais difícil. Eu que nunca fiz curso de inglês e cheguei sem falar nada, é uma dificuldade bem grande. Então, se você tem o desejo de morar fora do país, invista em aprender inglês, o básico já ajuda muito.

A segunda dificuldade é a cultura, pois cada país tem as suas tradições, culinária (acreditem, comprar comida e ir ao supermercado é sempre uma aventura) e seus hábitos. Até você entender tudo isso leva algum tempo e alguns choques, mas tudo vai depender de como você está disposto a encarar. Se você chega em outro país fazendo várias comparações sem antes entender o porquê daquilo e  julgar o diferente da sua cultura como ruim, a sua vivência não vai ser boa. Ter a cabeça aberta a novas experiências faz o processo de adaptação ser mais fácil e prazeroso.

O top 3 da dificuldade, é a saudade da família e dos amigos. É muito normal passar pelo período de “luto” pela vida que ficou para trás, mas nessas horas o apoio e a proximidade que a internet proporciona são os melhores aliados.

Agora vamos falar de jiu-jitsu! Os Estados Unidos está dominando o jiu-jitsu mundial. O Brasil é o berço onde surgiu a arte e os grandes nomes do esporte, mas quando falamos de campeonatos, estrutura e academias os EUA é o lugar. O esporte é respeitado e valorizado, tem campeonatos para todos os gostos e tipos de competidores. A preparação aqui tem um custo mais baixo e campeonatos tem todo final de semana. Se você quer fazer um trabalho sério, é comprometido e não tem medo de “colocar a mão na massa” aqui é o melhor lugar.


Também quer contar uma experiência e ter seu texto publicado aqui? Entre em contato conosco!

Qual sua reação

Curtir Curtir
4
Curtir
Amei Amei
3
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
2
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jiu-jitsu e a experiência em outro país

log in

reset password

Voltar para
log in