Atleta da Semana: Denise Yoshimura


A Atleta da Semana de hoje é a sinistra faixa roxa master, Denise Yoshimura, da Lotus Club, aluna do Sensei Alfredo Gianpaoli.

Bati um papo com essa querida pra saber mais dos detalhes da trajetória dela no esporte, já que muitas de nós já conhecemos seus resultados e seu talento.

Ela treina desde 2013, hoje faz jiu-jitsu pelo menos 10 vezes por semana, além de se preparar fisicamente no CrossFit e fazer alguns drills solo por conta própria na academia.

A atleta começou no boxe e o professor Gianpaoli sempre a convidava para fazer um treino de jiu-jitsu, mas gostava de pouco contato físico. Fez cinco anos de Taekwondo e teve que parar por causa do joelho. Gostava mesmo da pancadaria.

Quando fez a primeira aula de jiu-jitsu, se apaixonou, parando com o boxe. Na faixa branca seu objetivo de todo treino era sobreviver e não ser finalizada.

Dentro da sua rotina de treinos, Denise concilia um trabalho de 12 horas por dia, é mãe de 3 filhos que são seu orgulho, cozinha pra eles de madrugada e dorme só 3 horas e meia por noite. Toma mais café do que água e procura se alimentar de forma bem leve, evitando pães, frituras e sal. Antes dos treinos procura comer uma fruta pelo menos 2 horas antes, mas depois se alimenta bem.

Dificilmente bebe álcool ou toma remédios. Ela trata as lesões com um creme que ela própria desenvolveu que tem na composição óleos essenciais e vegetais que ela batizou como “creme milagroso”, já bem famoso entre os atletas do BJJ.

Não para por aí: além disso, ela é competidora cascudíssima! Mesmo com uma lista de lesões, ela tem uma lista de títulos importantíssimos. Procura lutar os campeonatos do calendário da CBJJ, está atualmente em 3º lugar no ranking nacional, e 9º na IBJJF.

“Competir gera estresse, adrenalina, nervoso, mas todos que estão ali passam pela mesma sensação. O importante é se preparar física e mentalmente e fazer o balanço depois do campeonato: onde melhorar, ver o que falta. A vitória existe independente do resultado.”, ressalta Denise.

Denise faz bastante visitas nas academias e é sempre muito bem recebida. Seu mestre a apoia muito, o que dá oportunidades de treinar com meninas diferentes.

Olhando o MMA ela diz que sabe que se resolvesse se arriscar iria para cima, pois conhece taekwondo, boxe, jiu-jitsu e fez judô , mas socar o rosto de uma pessoa até sangrar quase sem luva, não a atrai muito.

Perguntei se ela acha que ainda existe machismo no esporte e ela respondeu:

-Infelizmente existe preconceito de a mulher treinar jiu-jitsu e essa visão vai contra a proposta do esporte que é justamente todos terem oportunidades iguais. “Quando eu treino com um homem, que é quase sempre, não me vejo como mulher, e sim um parceiro de treino.”

A arte suave equilibrou sua vida, fortaleceu espiritualmente e na opinião dela saber jiu-jitsu faz com que a mulher transpire autoconfiança.

Várias pessoas perguntam se ela ganha dinheiro com os títulos. Infelizmente é o contrário, nós investimos em nós mesmos, a equipe apoia, tem local para treinar jiu-jitsu, musculação e CrossFit, tem ajuda com as inscrições, mas a maioria paga para competir e ser atleta.

Para a atleta, o triste é ver o jiu-jitsu brasileiro ser totalmente reconhecido fora do Brasil e ver atletas de alto nível terem que sair para dar aula fora. Triste é ir competir e não ter atleta na chave porque as inscrições são muito caras e quanto mais alta a graduação feminina, mais difícil é ter mulheres competindo.

Um conselho para as meninas que estão iniciando nas competições: preparem-se treinando bem, não evitem as lutas nos treinos por cansaço ou receio. Eu vou para os campeonatos porque eu amo muito o processo todo. A evolução é imensa quando você foca nos campeonatos, você melhora tecnicamente, no gás, na resistência. Só não pode perder para o psicológico.

Sobre a ansiedade para a próxima graduação, ela disse: Não busco faixas, busco treinar aprender, viver o jiu-jitsu. O que o mestre decidir, está feito. Gosto de ser subestimada pelo meu tamanho, pelo sexo, pela idade e surpreender.

Confira os principais títulos da atleta:

Campeã Master South America

Tri Campeã Sul Americano CBJJ

Bi Campeã Absoluto Sul Americano CBJJ

Campeã SP Open, Curitiba Open, RJ Fall

Acesse aqui o instagram da atleta.

Qual sua reação

Curtir Curtir
17
Curtir
Amei Amei
9
Amei
Haha Haha
2
Haha
uau uau
3
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Denise é a pessoa mais focada que conheço e mais ligada no 220 também ! Ela é pequena mas cascuda demais! Às vezes que treinei c ela foi incrível e ela me ajudou muito ! Além de tudo ela sempre ela stavsempre disposta a ajudar as pessoas mesmo com todas as dificuldades da vida de atleta ! Eu sou extremamente fã e agradecida a ela ! Oss

Atleta da Semana: Denise Yoshimura

log in

reset password

Voltar para
log in