O que fazer na área de concentração?

Todo mundo que já lutou ou ainda vai lutar algum campeonato, deve pensar nessa hora: a concentração antes das lutas. As competições seguem um cronograma, às vezes respeitado, às vezes com muito atraso. Mas, independente disso, você precisa se preparar para a hora de entrar. Não dá para se distrair e, quando ouvir sua categoria no microfone, sair correndo para colocar o kimono e entrar na área de concentração com pressa.

O ideal é sempre chegar com pelo menos 1h de antecedência da hora marcada para a sua categoria. Muitos editais, inclusive, mandam chegar com meia hora ou 40min antes, pois pode acontecer de ser antecipado. Mas, se por acaso você se atrasar ou acontecer algum imprevisto, tente não se apavorar. Na maioria das competições, a organização espera um pouco e depois chama o nome da pessoa no microfone.

Tem gente que não gosta de sentir antes o clima do campeonato, pois pode ajudar a aumentar mais ainda o nervosismo. Mas é bom chegar antes justamente para ir se acostumando com aquele ambiente, ir sentindo a adrenalina, ver seus companheiros(as) lutarem. E, o mais importante, ter tempo de se preparar com calma para quando for a sua vez.

A área de concentração

Chegou a hora. Chamaram sua categoria no microfone ou você viu na televisão que era a hora de entrar. Vai aquele monte de gente junto para aquele espacinho. Todos tentando ouvir o staff chamar o seu nome, tentando descobrir em qual área é a sua luta. É um pouco confuso sim, principalmente para quem não está acostumado. Por isso a importância de conhecer esse ambiente mesmo antes de lutar.

Mas, e agora? O que fazer antes das lutas? O tempo que você espera é muito relativo. Já aconteceu comigo, por exemplo, de esperar mais de 1h até ser chamada. Ou, em outras ocasiões, só minutos até ter que entrar. Então, você tem que ter na cabeça muito bem definido o que você vai fazer quando entrar para a concentração.

É preciso pensar em duas coisas: corpo e mente. Não adianta estar no melhor da forma física, treinando bem, se sua cabeça não está 100%. Nossa mente tem que estar muito bem preparada para não se abater com a ansiedade, o nervosismo, a pressão. Claro que é normal se sentir diferente quando vai lutar, todo mundo sente aquela adrenalina. O que eu digo é que você não pode deixar isso te afetar em um nível que prejudique o seu desempenho.

Se preparando para lutar

Falamos com algumas pessoas para fazer esse texto e as preferências são diversas. Aquecer, alongar, meditar, ouvir música, usar a yoga, deitar. Isso vai de cada um. Mas uma coisa é certa: você precisa achar o SEU jeito de se sentir melhor e preparado(a).

É ruim entrar lá, ficar só olhando as lutas, com o corpo frio, e de repente ouvir seu nome para lutar. Prepare seu corpo, faça alongamentos que você costuma fazer na academia treinando. Aqueça seu corpo para não entrar com ele frio na luta. Porque, se isso acontecer, você só vai se “esquentar” quando a luta já tiver começado, podendo prejudicar seu rendimento e desempenho. Então, o ideal é que você já entre na luta com o corpo preparado.

Em relação à mente, também vai de acordo com as preferências de cada pessoa. Muita gente coloca o fone e escuta o tipo de música que mais gosta. Mentaliza todos os treinos e o que passou até ali. Ou pensa e estimula a si mesmo a fazer uma boa luta. O importante é você acreditar no seu potencial. Entrar ali na concentração com postura de derrota não vai te ajudar em nada, muito pelo contrário. Não interessa se você vai lutar com atletas profissionais, ou se não conseguiu treinar como planejou. Você tem que valorizar o seu esforço e dar o seu melhor na hora da luta.

Sim, muitos fatores influenciam na sua vitória ou derrota. Mas o mais importante é gostar de estar ali. Lutar porque gosta e se diverte, e não porque está pressionado a trazer bons resultados. Sua mente precisa de positividade.

Portanto, ache a sua maneira de se sentir melhor na área de concentração. Não entre com o corpo frio. Trabalhe sua mente para chegar bem naquele ambiente cheio de adrenalina. O que você faz ali naquela espera antes de chamarem seu nome é muito importante. É a sua preparação para a hora das lutas. Teste métodos para a área de concentração e encontre o seu. Só você pode encontrar o que te faz ficar bem. Então, entenda sua mente, seu corpo e se prepare bem para as batalhas!



Clube de Vantagens BGM

Vinicius Martins Osteopatia

Pra galera do Rio de Janeiro: o Vinicius é osteopata e trata de atletas de ponta como Claudia do Val, Michele Oliveira, entre outros. Nossa parceria com ele concede 20% de desconto em qualquer atendimento. Corre lá pra marcar uma avaliação! >> @osteopatia_viniciusmartins

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através