Autocobrança: quais os limites?


Que a grande maioria das pessoas tem o hábito de se cobrar, é uma realidade, mas até que ponto essa autocobrança é saudável? A cobrança que fazemos a respeito de nossas decisões e do nosso desempenho não acontece somente em virtude das expectativas que os outros têm sobre nós, mas daquelas que nós mesmos temos a nosso respeito.

A cobrança que parte de nossa família, nossos amigos e da sociedade pode se tornar um fardo. Eventualmente, essas pessoas passam por mudanças em sua visão de mundo e acabam mudando suas expectativas também.

Quando não percebemos essa tendência, não aprendemos a lidar com a situação e submetemos nossa vida ao outro, corremos um grande risco de nos frustrarmos.

Mas e quando a cobrança parte de nós mesmos? Afinal, a cobrança é saudável quando nos torna responsáveis com nossos compromissos, mas pode ser devastadora quando tentamos segurar o mundo com uma única mão.

Benefícios e riscos da autocobrança

Como pontuado acima, o senso de cobrança é benéfico quando nos mantém comprometidos. Pois, quando assumimos uma responsabilidade, nos programamos para cumpri-la dentro do prazo de acordo com o que foi pedido.

O risco da autocobrança é quando tentamos ser e fazer tudo muito além do que nossas condições permitem. Sabe aqueles compromissos para os quais você não consegue falar ‘não’ (mesmo podendo falar não) e eles criam o caos na sua rotina? Pois é, esse é um ótimo exemplo.

Na tentativa de assumir tudo, nos tornamos pessoas cansadas, sobrecarregadas e frustradas. Quem está do seu lado, não vai deixar de te apoiar porque você disse ‘não’ a algo que não conseguiria cumprir. As pessoas vão entender se você explicar. Às vezes é até melhor, pois poderia se comprometer e acabar não cumprindo.

Autocobrança no jiu-jitsu

E quanto a autocobrança que acontece no jiu-jitsu? Participar de todos os treinos, se defender como ninguém, nunca ser finalizado, fazer a posição no dia no primeiro rola, ganhar todos os campeonatos que participar (categoria e absoluto), e por aí vai…

Nessa trajetória do jiu-jitsu, as coisas não são tão simples assim, como em tudo na vida. Mas por mais absurdo que pareça, cômico talvez, as pessoas que se cobram demais tem a tendência de se sentirem frustradas e até inferiores quando as coisas não acontecem da maneira que elas esperavam.

Para aqueles que se dividem entre trabalho, estudo e treinos ir em todos os treinos por exemplo não é possível. Quando falo isso, falo sobre ir no treino da manhã, da tarde e da noite (meu sonho rs).

Nem sempre você vai conseguir aplicar a posição do dia de primeira, ou com alguém que treinou tanto a posição quanto a defesa com você. E quanto aos polêmicos três tapinhas? Eles vão fazer parte do seu treino, tendo como objetivo você melhorar sua defesa, ver onde você está errando, desse jeito mesmo.

E para quem compete? Talvez você não esteja no pódio em todos os campeonatos, ou talvez aquela lesão leve mais tempo de recuperação do que você imaginava.

Enfim, isso não é pra acabar com o seu dia e te levar para uma zona de conforto. Mas para trazer uma reflexão sobre como somos condicionados e preparados somente para quando tudo dá certo (e isso é bom, temos que acreditar no nosso talento e esperar coisas boas).

Só que infelizmente nem sempre as coisas dão certo, acontecem do jeito que queremos, na hora que esperamos e temos que estar preparados pra isso também. Temos que nos preparar para as fases boas, mas para as ruins também porque só assim essas fases vão funcionar como impulso e não como trava.

Temos que estar preparados para ter a maturidade de aprender com as derrotas, nos deixando mais forte. Saiba exatamente o que você pode doar de si e dê sim o seu máximo, mas não se cobre além do limite. Pois essa autocobrança exagerada não vai te fazer crescer.



Clube de Vantagens BGM

Augusto Haine

Todo lutador de jiu-jitsu precisa preparar o corpo e prevenir lesões com a prática de musculação. Por isso, temos uma parceria irada com a Augusto Haine e você também ganha: 20% de desconto em QUALQUER produto no site. Basta digitar BJJGIRLS na área de compra! https://www.augustohaine.com.br/

augusto haine suplementos

Qual sua reação

Curtir Curtir
2
Curtir
Amei Amei
5
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
1
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Autocobrança: quais os limites?

log in

reset password

Voltar para
log in