Dando suporte para quem vai competir

Nem todo mundo que pratica jiu-jitsu tem vontade de participar de campeonatos, porém vários praticantes da arte suave tem esse objetivo e se dedicam de várias formas possíveis para obter sucesso nessa empreitada.

Como equipe, mesmo não competindo podemos encontrar formas de dar suporte para os atletas que vão lutar. Para quem já teve a oportunidade de acompanhar sua equipe em algum campeonato, sabe como funciona: pessoas de equipes e localidades diferentes que se conheceram nos próprios campeonatos,  pais acompanhando seus filhos, torcida reunida, galera dividindo o lanche, você tentando acompanhar todas as lutas e aquela adrenalina quando seu companheiro de equipe entra para a luta (como se você fosse lutar junto).

E é muito bom quando toda essa emoção e adrenalina dão lugar a uma emoção ainda mais intensa, a alegria pela vitória. Mas nem sempre a vitória vem (faz parte) e é nessa hora que damos apoio e mostramos que somos uma equipe.

O resultado do que acontece em um campeonato é fruto daquilo que acontece nos treinos, por isso é importante que mesmo que você não vá competir, você possa buscar formas de ajudar quem vai (são várias) e aqui vou selecionar apenas três. Com certeza você vai identificar uma com a qual possa contribuir:

Treine: Mesmo que você não tenha como objetivo competir, que você não faça o mesmo número de treinos de quem compete e que você acha que o fato de você treinar não faz diferença para quem participa dos campeonatos é importante treinar. Quanto mais um competidor treina, com diferentes parceiros, melhor o seu rendimento em um campeonato.

Colabore nas rifas, vaquinhas e afins. Infelizmente a realidade de quem compete, seja como amador ou profissional, é que é difícil arcar com o valor das inscrições dos campeonatos, custo com os treinos, tratamentos, kimonos, suplementos entre outras coisas. Isso tudo não é barato e depender de patrocínio é complicado. Sendo assim, muitos atletas vendem chocolates, organizam rifas, sorteios como forma de arrecadar fundos. Se possível, participe e incentive o sonho de alguém.

Torça: Participar de um campeonato, mesmo que na torcida é uma experiência apaixonante. Nunca foi? Vá. Estar junto da sua equipe dando suporte e torcendo pelos seus parceiros além de ser gratificante, funciona como incentivo e fortalece os vínculos entre a equipe.

Portanto, mesmo que você não queira lutar, é importante apoiar quem vai e estar inserido nesse meio. Afinal, jiu-jitsu, na verdade, não é um esporte individual. Ninguém treina sozinho. Quando seu braço é erguido lá na competição, todo mundo comemora contigo. Ou quando você não ganha naquele momento, todos te apoiam e te ajudam a levantar a cabeça. Juntos vamos mais longe!


Clube de Vantagens BGM

Vinicius Martins Osteopatia

Pra galera do Rio de Janeiro: o Vinicius é osteopata e trata de atletas de ponta como Claudia do Val, Michele Oliveira, entre outros. Nossa parceria com ele concede 20% de desconto em qualquer atendimento. Corre lá pra marcar uma avaliação! >> @osteopatia_viniciusmartins

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,