Mental Coach: transformando atletas em campeões


Ao inscrever-se em algum campeonato, você já fica com um frio na barriga? Nervoso(a), com medo? A insegurança começa a impedir aonde você quer chegar? E se eu errar? E se eu perder? E se…? E se…? 

Todas esses pensamentos interferem em seu desempenho e quando tomam conta da sua mente na hora da competição, tudo muda, a respiração muda, os músculos enrijecem e você tende a sabotar a sua performance.

Se sua resposta for SIM para qualquer uma dessas perguntas, o Mental Coach pode te ajudar a identificar de onde estão vindo todos esses bloqueios mentais. Mas o que é um Mental Coach?

Mental Coaching é um profissional que vai te ajudar a chegar ao seu objetivo, desbloqueando todos sentimentos que impedem de chegar no seu máximo potencial e ajudar a viver no agora, no momento presente. Nossa mente tem mania de se instalar no futuro, gerando ansiedade ou no passado, gerando angústia e frustração. Mas é no presente que estão as oportunidades.

Para falar melhor sobre esse assunto, entrevistei a idealizadora do programa Atleta CampeãoMayra Ramosque foi atleta da seleção brasileira de patinação artística por mais de 20 anos e carrega diversos títulos importantes em seu currículo e hoje, ajuda a atletas a aumentarem sua performance e se transformarem em verdadeiros campeões com atendimentos online, via Skype (individual) ou Zoom (para grupos e equipes).

Mayra, como começou a ideia do Atleta Campeão?

O Atleta Campeão me escolheu, na verdade. Eu havia me formado em coaching nos Estados Unidos e comecei a trabalhar na área de coaching de vida. Porém a minha paixão sempre foi escrever, tanto que sou jornalista por formação, trabalhei como repórter de TV por muitos anos. Então, gostava de publicar textos nas minhas redes sociais falando sobre motivação, alto rendimento, reflexões, e foi aí que um desses textos, na qual eu contava sobre a minha vida de atleta viralizou, atingindo cerca de 500 mil pessoas. A partir daí muitos atletas começaram a me procurar. E eu fui me especializar na área de mental coaching especificamente para atletas. Fiz diversos cursos aqui nos Estados Unidos, onde moro há 6 anos. Foi aí que nasceu o Atleta Campeão. Hoje, mais de 2 mil atletas já passaram pelos meus cursos, palestras e acompanhamentos individuais. E totalizamos cerca de 30 mil seguidores nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Qual a importância do mental coach?

O atleta deve cuidar da parte psicológica, pois às vezes só treina a parte física, porém na hora da competição sabemos que quem comanda é a mente. Se você chegar na hora da competição e não estiver confiante, não acreditar em você, não estiver com uma autoestima boa, você provavelmente não vai chegar no seu máximo potencial. Muitas vezes a gente treina muito bem, mas na hora temos medo de arriscar, estamos sem foco, inseguros e ainda tem a questão se o adversário for famoso ou tiver muitos títulos. A importância é que o mental coach vai ajudar a passar por essas questões, a trabalhar a sua mente para poder encarar uma competição de uma forma mais leve e conquistar seu máximo potencial, para conseguir tudo o que você vem treinando ou mais ainda na hora da luta.

Dê 5 dicas para se tornar um atleta campeão.

1- Seja responsável pelos seus resultados. Não se faça de vítima, não procure culpados para justificar as suas derrotas.

2- Procure escolher bem com quem você vai andar. Esteja com pessoas positivas.

3- Tenha metas e objetivos, planejamento e vá para ação.

4- Treine a sua mente assim como você treina o seu corpo

5- Procure estudar sempre. Seja sobre desenvolvimento pessoal, ou outro assunto que lhe interesse. A mente precisa estar trabalhando.

Como lidar com a derrota?

Derrota é feedback de que algo precisa ser trabalhado ou mudado. A derrota pode ser um ótimo aliado para você atingir voos maiores.

Perguntei também qual o pensamento que o atleta campeão deve ter na área de aquecimento, mas a Coach Mayra disse que “o ritual pré competição é algo individualizado. Às vezes o que funciona pra você pode não funcionar para seu colega de treino. Portanto você precisa se conhecer muito bem para encontrar o ritual que funciona pra você”.

E Mayra Ramos nos deixa uma mensagem:

Você pode ir muito mais longe do que você imagina, se tiver as ferramentas certas para isso. Você pode treinar com sabedoria e estratégia para chegar mais rápido onde você quer. Que o medo faz parte, mas que você é muito maior que ele. Tudo está dentro de você!

Se interessou pela matéria? No instagram e no face do Atleta Campeão tem várias dicas de como se tornar um atleta campeão e no site dá para baixar os ebooks de graça. Vale a pena dar uma conferida. Se você gostou da ideia de contratar um mental coach entre em contato pelas redes sociais do programa @atleta.campeao.

E você? Sabe quais são seus bloqueios? Deixe seu comentário!


Clube de Vantagens BGM

Agata Almeida

Ser lutadora de jiu-jitsu não é fácil, né! Por isso, temos que ter muito cuidado com a pele, principalmente do rosto. Pensando nisso, fechamos uma parceria linda de morrer com a Agata Almeida – estamos dando 20% de desconto em qualquer procedimento com ela! Acesse >> @agataalmeidaesteticaa

Qual sua reação

Curtir Curtir
18
Curtir
Amei Amei
15
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
9
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 11

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Oi Rapha. Sim não é fácil entrar no tatame para lutar. No treino flui tudo certo, no campeonato tudo muda. Obrigada pelo comentário.

  1. Eu sou muito fã da Ana! Só queria ter 1% da coragem que ela tem!! Eu sou muito ansiosa, não conseguiria enfrentar campeonatos hahahah. Ela arrasa muuuuito 😍👊🏻

    1. Oi Bruna. Só pareço que tenho coragem, mas vou com medo mesmo 😂😂 tenho certeza que você conseguiria também, todos conseguem é só trabalhar essa ansiedade. Bjus obrigada pelo comentário.

  2. Muito Bom Ana adorei a Matéria, e no meu caso sou de fases rsrs, as vezes to super tranquila e já percebi q qdo estou tranquila sempre saio com a vitória mas as vezes tbem entro nervosa mão suada kkk e uma vez lutei com uma pessoa mais conhecida no Jiu Jitsu e aí veio a tensão o medo de perder e resultado: perdi mesmo 😂😂 entao qdo entro insegura e com medo de arriscar saio com a derrota, então procuro treinar duro para assim ter mais confiança em mim e manter tranquila para chegar a vitoria achei muito legal ter uma Metal Coach 👏👏👏👏

    1. Oi Simone. Obrigada pelo comentário. Verdade quando estamos mais tranquilos flui melhor e não parece um peso o campeonato. Mas achei interessante você já ter esse autocontrole, parabéns.

  3. Amei a matéria , mesmo não sendo competidora, as vezes que competi, a insegurança sempre falou mais alto . As dicas sao preciosas ! Parabéns Aninha pela matéria , arrasando sempre 👏👏👏💓

Mental Coach: transformando atletas em campeões

log in

reset password

Voltar para
log in