Afinal, o que é uma competição de jiu-jitsu?

O esporte é uma disputa diária: às vezes vale uma medalha, às vezes não.

Quem começa a praticar jiu-jitsu pode até não ter essa intenção, mas em algum momento se depara com a pergunta: “e aí, vai competir?”. É inevitável não ficar contagiado. Geralmente as equipes começam a ficar agitadas nesse período. Vale a pena a reflexão, sem pressão. Mas será que a competição acontece só no dia em que existe uma medalha em jogo?

A pessoa entrou no esporte apenas para praticar uma atividade física, em pouco tempo descobre que o jiu jitsu é muito mais que isso. Entrei no jiu-jitsu por incentivo do meu irmão, Victor, faixa preta há quinze anos. Eu não tinha a intenção de competir, eu só queria um treino que me desse prazer e que me deixasse em forma. Acho que competir um torneio é muito interessante, mas descobri com o tempo que a competição acaba acontecendo todo dia, pois existem outras maneiras de um atleta se superar.

Na prática, competir pode render um lugar no pódio e uma medalha. Mas diariamente você compete consigo mesmo, não é verdade? Ao aprender coisas novas, se desafiando a não esquecê-las e ao adaptá-las ao seu jogo. Além do mais, um atleta que treina diariamente, compete de maneira amigável com seus colegas de treino e com outros fatores, claro. Quem treina jiu-jitsu compete com o relógio, pois nem sempre encontra muito tempo hábil para o treino. Quem treina compete contra a preguiça, que é terrível admitir, mas, sejamos sinceros… existe. Quem treina compete contra o desânimo que dá depois daquele rola em que tudo dá errado e você só sai (aparentemente) perdendo.

O que acontece é que, até quando você “perde”, acaba ganhando no esporte. Hoje em dia, tenho o título de campeã carioca, fui vice duas vezes da Copa SulAmericana e coleciono algumas derrotas. Uma delas, muito marcante. Cada derrota é um aprendizado diferente, a gente costuma ouvir isso dos nossos professores desde a infância, não dá muita bola, mas em algum momento da vida, quando você perde, descobre que isso é verdade. Na minha primeira derrota eu fui ‘apagada’ pela minha adversária na final e acordei sem entender nada. Fiquei sem competir por muito tempo, sem superar aquele trauma, por mais que me falassem que isso é normal.

Campeonato Carioca em 2016

O esporte traz muito aprendizado para tudo, inclusive para aprender que deve se tentar de novo. Quando finalmente tive coragem de voltar aos campeonatos, me inscrevi e entrei em pânico quando vi o nome da adversária que havia me derrotado bem na minha chave. Mas o pânico virou motivação e dei o meu melhor, mas, claro, com algum receio. Treinei bem, mas no fundo, torcia para não ir com ela na final. O destino não facilitou e a adversária acabou sendo a mesma. Dessa vez eu ganhei e foi mil vezes mais satisfatório, foi como superar um medo terrível.

Nossas dificuldades muitas vezes viram conhecimento. Acho que tudo funciona assim… Nas nossas relações pessoais, e nas do tatame, cada erro é a chance de melhorar na próxima tentativa e que uma queda não significa que você é pior. Na ocasião da derrota eu ouvi de um professor que aquela luta não significava que eu era pior, mas sim naquele momento, naquele dia, alguém estava melhor que eu.

Treinar jiu-jitsu é, na verdade, aprender que nem toda vitória vem em forma de medalha e de um lugar no pódio. Esse é o grande ensinamento que é importante no esporte. O sorrisinho de satisfação que a gente dá cada vez que supera alguma coisa, por menor que seja, é a verdadeira luta ganha. O esporte é uma disputa diária: às vezes vale uma medalha, às vezes não.


Clube de Vantagens BGM

Kebraossos

Procurando uma rashguard estilosa pra você? Dá uma olhada na Kebraossos! Rashguards, moletons, bodys e muito mais! E o mais legal: temos 10% de desconto em qualquer peça, basta digitar BJJGIRLS na área de compra! >> www.kebraossos.com <<

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através