O reflexo dos excessos nos treinos

Atletas são indivíduos diferenciados. Eles esforçam seus corpos e mentes a níveis além do comum, com isso obtêm resultados que “pessoas comuns” não conseguiriam. A rotina de treinos e alimentação é pesada e pequenas falhas nesses dois itens podem comprometer um grande período de planejamento para algum evento ou luta.

Alguns são geneticamente privilegiados, porém hábitos sempre inspiram cuidados. Principalmente para atletas que precisam bater peso. Atletas são indivíduos, normalmente, muito determinados, digo atletas de competição, profissionais, não os atletas só de quarta-feira, ou de fim de semana. Porém eles também são seres humanos e tem seus eventos sociais e suas vontades.

O fim de semana traz sempre tentações, seja com álcool ou comida. Quando o atleta abusa, um preço ele irá pagar, as vezes mais ou menos, dependendo no grau da “jacada”. É claro que atletas profissionais irão sentir o peso dos excessos durante alguns treinos, mas e os não profissionais? Esses sentirão mais ainda.

Os próximos dois ou três dias de treino serão afetados com uma baixa no desempenho. O pensamento fica mais lento e o corpo mais lento ainda. Reflexos, agilidade, eficiência serão drasticamente reduzidos. Isso ocorre porque o corpo está tendo que lidar com muitas toxinas extras, logo ele desloca sua atenção para limpar o lixo produzido. Além do desempenho de raciocínio e motor serem prejudicados o peso sobe pois o corpo estará retendo líquidos.

Aqui vão algumas dicas para os atletas não profissionais, que possivelmente passarão por mais excessos que os profissionais e talvez não saibam como lidar bem com esses dias.

1. Bom senso! Vão curtir o fim de semana sim, mas o bom senso deve ir junto. Não precisa dar “PT” pra curtir com os amigos.

2. Exagerou no “lanchão”? Nos próximos dias se alimente com opções leves e o mais naturais possíveis. Vegetais e frutas vão ajudar o intestino a passar o lixo por lá.

3. Um engov antes e um engov depois? Não! Uma boa noite de sono antes e depois da bebedeira vão ajudar a diminuir os efeitos colaterais do álcool.

4. Dica de ouro: seja excesso de comida ou álcool, beba muita água! A água será a principal responsável por limpar tooooda essa bagunça. Quanto mais água, mais rápido você irá se recuperar.

Por fim, saiba que por uns dois ou três dias você não será a mesma máquina de sempre, aceite isso, e treine o melhor possível! OSS!


Clube de Vantagens BGM

Agata Almeida

Ser lutadora de jiu-jitsu não é fácil, né! Por isso, temos que ter muito cuidado com a pele, principalmente do rosto. Pensando nisso, fechamos uma parceria linda de morrer com a Agata Almeida – estamos dando 20% de desconto em qualquer procedimento com ela!
https://www.instagram.com/agataalmeidaesteticaa/

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,