Seria o jiu-jitsu a arte marcial de defesa pessoal mais eficaz que existe?

Foto: portal IG

Sem dúvidas o jiu-jitsu é uma arte marcial extremamente eficaz. Entretanto, temos inúmeras outras artes marciais voltadas para defesa pessoal e que, com certeza, também são eficazes. Daí vem a pergunta que gostaria de propor hoje: seria o jiu-jitsu a arte marcial de defesa pessoal mais eficaz que existe?

Como é de se esperar, a pergunta não tem, necessariamente, uma resposta correta. E qualquer argumentação acaba sendo absolutamente opinativa e subjetiva. Mas há, contudo, algumas coisas que podemos pensar e analisar juntos.

Artes marciais de defesa pessoal aplicam técnicas de combate corpo-a-corpo e consideraremos neste texto situações de mãos livres e que nenhuma arma branca (ou de fogo) está sendo utilizada. Naturalmente, existem inúmeras técnicas para desarme de pessoas que portam facas, armas de fogo e etc. Mas cuidado! Sempre é melhor evitar qualquer conflito, em especial com pessoas armadas.

A pergunta de qual arte marcial é mais eficaz talvez seja tão antiga quanto as próprias artes marciais. Muitas nações adotam o treinamento marcial para suas tropas. Um exemplo clássico disto é o Krav-Maga, arte marcial adotada pelo exército israelita no qual a tropa é treinada para combates que em teoria devem ocorrer em situações reais. Vocês podem ler mais sobre o uso do Krav-Maga pelo exército israelita neste artigo técnico (em inglês).

Soldados da República Checa utilizam quatro artes marciais como fundamento, dentre elas o boxe, boxe tailandês,  e a chamada “técnicas de MMA”, que por si só já seria uma combinação de técnicas de diversas artes marciais. O judô, tão conhecido por nós no Brasil, também é bastante utilizado em diversos locais do mundo. O exército americano também utiliza o jiu-jitsu entre suas técnicas de autodefesa.

Naturalmente, todas artes marciais têm suas eficácias, limitações e o que ser aprimorado. Mas a nossa pergunta permanece. Todos que treinam uma arte marcial esperam que a mesma tenha uma boa eficácia em caso seja necessário a utilização. Nos primórdios do UFC, quando tínhamos combates de vale tudo e a mãos livres (nem luvas se usavam), esta pergunta foi, para mim, respondida. O jiu-jitsu surpreendeu o mundo com sua eficiência e Royce Gracie assombrou o mundo (relembre uma luta neste vídeo). Muitos leitores e muitas leitoras podem ter opiniões diferentes, mas a história das artes marciais me dá um argumento bastante significativo para defender a nossa arte suave.

Em caso de necessidade de um confronto com mais de um agressor ao mesmo tempo, contudo, talvez o jiu-jitsu não seja a arte marcial mais apropriada de se saber por ter muitas de suas técnicas desenvolvidas para um confronto levado ao chão. Mas, como já conversamos outra vez, quem pratica jiu-jitsu nunca pode ser subestimada(o).

Até hoje, graças a Deus, nunca precisei utilizar as técnicas da arte suave para me defender. Mas sei de muitas pessoas que precisaram e que agradeceram por saber.

E vocês? O que acham? Seria o jiu-jitsu a arte marcial de defesa pessoal mais eficaz que existe? Você já precisou usar seus conhecimentos técnicos de luta para se defender? Nos deixe sua opinião, história e comentários.

Bons treinos! Oss!


Clube de Vantagens BGM

Açaí Club

Bateu aquela fome depois do treino? Se você é de São Paulo, não pode deixar de conhecer o Açaí Club Aclimação. Lá você pode desfrutar de uma alimentação nutritiva com ingredientes de qualidade e preço justo. O Açaí Club Aclimação é bem democrático: lá você encontra pratos fits, veganos e, também alguns mais calóricos. E falando que segue o Bjj girls Mag, você tem acesso a 10% de desconto em qualquer pedido. Não é demais?

açai club aclimação

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,