Não ganhei, e agora?


Todo atleta já sentiu aquele medo, um frio na barriga antes de competir, não é mesmo? Só de ouvir a palavra “competição”, o medo surge facilmente e traz inúmeros questionamentos para quem compete, como: Será que vou ganhar? Será que vou conseguir completar a prova? Será que vou me machucar?

Mesmo quando a competição faz parte na vida do atleta, aquele frio na barriga ou alguma aflição podem surgir. Porém, todo iniciante, querendo ou não sofre muito mais com o medo, já que o tempo ajuda a formar, além da parte técnica, também a parte psicológica de quem compete, que é uma fundamental para atingir o sucesso nos campeonatos.

É comum encontrarmos pessoas que não queiram competir, como também pessoas que apenas praticam jiu-jitsu por hobby ou para manter o condicionamento físico.

Competir é uma forma de testar o seu conhecimento na arte. Campeonato é como se fosse um treino assistido por muitas pessoas, em que você luta com alguém que se encaixa na mesma categoria e faixa que você. Devemos competir como se aquela fosse uma experiência única na vida, uma forma de testar tudo o que você aprendeu nos treinos, suas quedas, guardas, chaves de braço, podendo ajustar ou melhorar naquilo que te faltar. É sempre importante sentir-se seguro.

Perder faz parte da nossa evolução, e sempre lembrar que você vai ter a oportunidade de melhorar em tudo que falhou. Só não pode desistir. Quando o medo for embora, todas as outras coisas ruins também vão. Procure guardar o dia em que você entrou no tatame para competir, como uma boa lembrança das coisas boas e simples que o jiu-jitsu nos traz.

Lembre-se de que tudo é passageiro, mesmo perdendo, sinta-se feliz e realizado, você venceu o seu maior oponente, seu medo. Nem sempre o talento define quem vai ser um vencedor na carreira. Tem várias pessoas talentosas que desapareceram por causa de dois fatores cruciais: não trabalhavam duro e não planejavam onde queriam chegar. Se você está começando e quer um conselho, siga esse: trabalhe muito duro. Use essa chave a seu favor.


Leia mais:

Quando começar a competir?


Clube de Vantagens BGM

Multi Fórmula

Se engana quem pensa que eles são só uma farmácia de medicamentos manipulados – a Multiformula trabalha com produtos de primeira qualidade e profissionais capacitados. Tem desde produtos para a pele, a suplementos. E o nosso desconto é de 10% em qualquer produto! Corre lá pra entrar em contato! >> @multiformula

 

multiformula

Qual sua reação

Curtir Curtir
6
Curtir
Amei Amei
6
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
4
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não ganhei, e agora?

log in

reset password

Voltar para
log in