Sobre a Marvel, jiu-jitsu e outras artes marciais


Como uma amante dos HQs eu não poderia deixar passar em branco essa onda de filmes de super-heróis que invadiu as salas de cinema do mundo todo e, com muita razão, vem batendo recordes sequenciais de bilheteria.

Então, decidi fazer um texto diferente só para você conhecer alguns super-heróis da Marvel que dominam como poucos as artes marciais, entre elas o jiu-jitsu (tanto o tradicional quanto o BJJ).

Lembrando que a lista é apenas uma pequena amostra, pois quase todos os super-heróis da Marvel praticam artes marciais, e aumentaria ainda mais se juntasse com a galera da DC Comics. Portanto, separei apenas cinco personagens que além de outras artes têm o jiu-jitsu em seu currículo. Estes são também os que estão em alta por causa dos filmes mais recentes.

  1. Capitão América: esse cara não poderia vir em outra colocação nesta lista. Steve Rogers é um dos mais completos artistas marciais do Universo Marvel. Suas habilidades abrangem jiu-jitsu, boxe, karatê, judô, wushu, esgrima e algumas coisinhas mais. Quem acompanha a trajetória deste super-herói sabe que ele foi um militar que serviu ao seu país em períodos de guerra e acabou como voluntário num programa de formação de super soldados dos EUA. Isso o fez sair do patamar de “físico de frango” para um ser com poderes sobre-humanos que abrange força, velocidade e habilidades de ataque e defesa únicos. O Capitão América é um dos super-heróis mais amados e respeitados dos HQs.

  2. Nick Fury – o Sargento Fury, espião-chefe e diretor da S.H.I.E.L.D (Strategic Homeland Intervention, Enforcement and Logistics Division) foi lutador de boxe quando serviu ao exército, é faixa preta de tae kwon do e marrom de jiu-jitsu. O refino das suas habilidades marciais foi feito com a ajuda do Capitão América, então, quem sabe em breve saberemos se ele conquistou a faixa preta de jiu-jitsu, afinal, com um mestre desse, só não evolui quem não quer.

  3. Deadpool – Essa figura chamada Wade Wilson é um mercenário maluco, falastrão, sem noção, sem freio, sem vergonha, insano e que já matou até uns X-Man (ops, perdoem o spoiler). Por suas características de ataque e com atitudes nada convencionais (dependendo de quanto dinheiro está envolvido), Deadpool é na verdade um anti-herói, um artista marcial e assassino altamente treinado, com poderes de regeneração comparáveis aos do Wolverine (mas apesar disso ele nunca consegue ter de volta a sua aparência original). Ele luta com espadas, armas e facas, bem ao estilo tradicional da maioria das artes marciais. Antes de ser o Deadpool, Wade era um soldado morrendo de câncer que foi submetido ao Programa Arma X que o transformou no que conhecemos hoje.

  4. The Wolverine – James “Logan” Howlett pode ser considerado perfeito no que faz: lutar. Segundo especialistas, ele domina nada menos que quinze artes marciais, inclusive o jiu-jitsu. Para muitos é comparável a um “Samurai Ronin” (referência perfeita).  Logan é um mutante, primeiro produto do Projeto Arma X, integrante dos X-Man, dos Vingadores e também filiado ao clã dos ninjas. Tem poderes extraordinários de regeneração que o permite sobreviver a quase tudo. Seus ossos e as famosas garras são feitos de um material indestrutível conhecido como “adamantium”.

  5. Pantera Negra – T’Challa é o Rei da nação africana de Wakanda e membro dos Vingadores. Ele é o líder do Clã dos Panteras e está no poder há séculos. Em seu planeta existe um minério fictício chamado “vibranium” (material que compõe a sua roupa e o escudo do Capitão América), que não existe em nenhum outro lugar. Com a orientação do pai, T’Challa aprendeu a pensar sempre à frente de seus inimigos e dentro das artes marciais tem habilidade com lutas africanas, jiu-jitsu e o domínio de armas como o dardo. Suas habilidades sensitivas e atléticas foram aumentadas quando ingeriu uma erva em forma de coração. É um dos homens mais inteligentes do mundo e sua civilização uma das mais avançadas.

Bem, para quem acompanha os filmes vai lembrar de várias cenas de luta entre os personagens aqui descritos e seus inimigos, entre elas, muitas finalizações do jiu-jitsu. Deixo aqui um link para uma cena do clássico desenho do Capitão América como exemplo.

Sentiu falta das meninas, né? Normal, mas prometo pesquisar para fazer uma lista só delas. Espero que tenham gostado.

Qual sua reação

Curtir Curtir
4
Curtir
Amei Amei
6
Amei
Haha Haha
1
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Marvel, jiu-jitsu e outras artes marciais

log in

reset password

Voltar para
log in