METODOLOGIA DE ENSINO NO JIU JITSU


metodologia bjj

Qual a real importância?

Aprender a se defender de situações adversas, se movimentar no chão, cair, melhorar a coordenação, equilíbrio, agilidade, autocontrole etc não é da noite para o dia.

Existe uma progressão natural que muda conforme o desenvolvimento e envolvimento de cada um.

Nos sistemas de ensino do jiu jitsu há programas infantis, femininos para professores e cada um desses sistemas dá sentido à sua prática através do compromisso dos envolvidos.

Uma metodologia eficaz de jiu jitsu permite que o(a) aluno(a) tenha fundamento prático para vencer adversários, ter total controle de si mesmo(a), ter reflexos rápidos e decisões seguras em diferentes situações cotidianas e de luta.

Uma metodologia integra estratégia, técnica e atividade voltada a diferentes situações didáticas vividas numa aula para que o aluno (a) possa absorver conhecimento. Tem um papel fundamental no processo de incrementar a autonomia do aluno na aprendizagem.

Quem afirma é um PhD no assunto: Dr. Per Christian Braathen.

Entretanto, deve-se considerar que a forma tradicional de se trabalhar atividade em grupo, embora dê bons resultados pode trazer desgaste pela repetição e também a falta de um método mais adaptado às características dos alunos.

A adoção de um método e sua aplicação depende muito da iniciativa do professor e de seu envolvimento com o processo, mas dependendo da forma como é planejado e desenvolvido pode mudar a postura dos alunos e somar sempre no processo de aprendizagem.

Poucas equipes hoje têm seu padrão de aulas definido. Os líderes desenvolvem suas técnicas e ferramentas de ensino e repassam aos professores e instrutores. Quando estes passam a ministrar aulas em outra academia com a bandeira daquela equipe, são capazes de reproduzir o que aprenderam e aprendem com a metodologia da sua primeira escola.

Além da sequência lógica de aprendizado, o aluno se obriga a ter uma frequência maior nos treinos para não pular conteúdo, independente do professor (a) ou instrutor (a) que está à frente da aula.

O domínio do saber deve estar constantemente em melhoria, estruturação e novos aprendizados. Descentralizar o sistema de ensino pode ser uma excelente escolha para a inovação e evolução. É muito importante aproveitar, absorver tendências que apontam no sentido do crescimento.

Na academia é onde o desafio começa. Precisamos agarrá-lo com realismo e seguir rumo à formação de cidadãos de valor, atletas competidores, reabilitação, diversão e bem-estar, de acordo com o perfil de cada ser humano novo que aparece em busca de ser alguém melhor em um desses aspectos.

Qual sua reação

Curtir Curtir
5
Curtir
Amei Amei
17
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
1
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 8

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito interessante o conteúdo. Realmente entendo ser necessário a escolha de uma metodologia em qualquer ramo de atividade. Apenas iniciar um treinamento sem antes arquitetar um método própria pode afastar o resultado pretendido ao invés de torná-lo alcançável. Parabéns pelo trabalho.

METODOLOGIA DE ENSINO NO JIU JITSU

log in

reset password

Voltar para
log in