Dicas motivacionais pré-treino


“Motivação é um impulso interno que leva à ação.”

Muitos dos meus colegas de treino, quando veem minhas fotos treinando, ou no treino mesmo, comentam “nossa Ana, como você consegue ter tanta disposição, me passa um pouco dessa motivação”. Mal eles sabem que para eu estar ali treinando é uma tarefa dura, e sei que no seu dia a dia, você mesmo caro(a) leitor(a), também pode passar por isso, várias vezes ao dia, uma vez que sabemos como é difícil estar ali treinando. Mas como faço para encontrar essa motivação? Vou te contar.

Quando acordo pelo manhã, a tal da motivação, lógico não está comigo, não importa o que eu ame fazer, vem o sentimento de desânimo do nada, disposto a me derrubar e é aí que temos que ser fortes e determinados.

Durante todo o dia vou encontrando formas de me motivar até a hora do treino. O dia é cansativo, aliar trabalho e treino, às vezes cansa muito e se acontece algum momento chato, já vem aquele pensamento, “hoje não vou treinar”, ainda mais quando passo em casa antes, a preguiça toma conta de mim.

Mas o que eu faço? Vou treinar mesmo assim, porque sei que chegando no tatame, vou me sentir bem e no final do treino vou sair feliz e satisfeita de ter vencido mais um dia e é isso que eu falo para todos que me perguntam: “venha treinar, mesmo não estando bem”. Pois é no treino que encontramos as melhores inspirações, exemplo: meu professor, meus amigos e amigas de treino, meu noivo; são eles que me revigoram e dão mais força para seguir firme nos treinos.

Ultimamente, além do autopreparo psicológico, também leio muitos livros, frases, palavras e sigo pessoas que me inspiram nas redes sociais. Um livro muito fascinante que merece ser citado para despertar sua curiosidade é “A bíblia do vencedor” do autor Dr. Kerry Spackman. O livro nos ajuda a ser um vencedor, dando técnicas, práticas de visualização, dicas motivacionais e o mais interessante, faz o leitor montar sua própria bíblia do vencedor.

Nele você escreve frases motivacionais, fotos de pessoas que te inspiram, metas, como fazer para cumpri-las e escolhe quatro pessoas para serem como suas tutoras, que vão te falar no que você é bom e o que precisa melhorar para ser um campeão. Então você vai trabalhando com essas orientações dos tutores e mais as suas próprias impressões.

Após montar seu livro, todos os dias pela manhã, antes de qualquer atividade, deve ser folheado durante cinco minutos. Segundo o autor e neurocientista Kerry, ao folheá-lo, seu cérebro vai se reprogramando, para superar seus limites, aumentar seu desempenho pessoal e atingir seus objetivos. Fiz meu livro e confesso, tem ajudado muito.

Outra opção que já vi muitos atletas contratarem é o coach esportivo, um psicólogo da área do esporte, o qual ajuda diretamente em motivações diárias, medos e receios, antes, durante e pós competição. Mas essa técnica, ainda não tive a oportunidade de conhecer, quando tiver essa experiência, volto e conto para vocês. Por enquanto, esses que mencionei são os que mais me ajudam.

E vocês, que métodos de motivação diária vocês preferem? Compartilhe com a gente!

Qual sua reação

Curtir Curtir
40
Curtir
Amei Amei
31
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
16
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 31

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Excelente texto minha linda!!! Pessoas como vc nos motivam a ter mais garra e força pra treinar pq minha gente, essa mulher treina muuuuitooo!!!

  2. Parabéns Ana, excelente matéria. Eu já havia ouvido falar sobre o Coaching Esportivo, mas confesso que achava meio balela. Ano passado após ter o famoso “Apagão” durante uma luta de MMA em que eu me sentia muito bem técnica e fisicamente… resolvi procurar ajuda. Desde a primeiro sessão, foi libertador para mim… aprendi a entender melhor como meu cérebro reage durante situações de stress. Aprendi o quanto nossos pensamentos influenciam nossas vidas. Assim como nosso corpo, nossa mente também precisa de treinamento. E o mais legal, é que eu achava que o Coaching me ajudaria somente no meu desempenho nas lutas, porém, transformou minha vida como um todo. Muitas coisas que tenho aprendido aplico em várias áreas da minha vida. Acho que todo atleta deveria ter esse acompanhamento. Super recomendo. Bjos.

  3. Ana eu ti admiro muito guria vc é uma inspiração pra mim,uma mulher forte que não deixa nada abalar sua felicidade é assim que eu ti vejo Ana . É isso Ana bjo 😘😘😘😘

  4. ANA…
    VC É INSPIRAÇÃO EM PESSOA 😍✌
    E REDPONDENDO SUA PERGUNTA…
    EU BUSCO MOTIVAÇÃO EM LEITURAS TAMBÉM….
    BUSCO RENOVAR TODOS OS DIAS MINHA DEDICAÇÃO AOS MEU PROJETOS DE VIDA…
    LÓGICO, HÁ DIAS QUE TEMOS QUE FAZER UM ESFORÇO MAIOR…
    MAS DETERMINAÇÃO É A CHAVE DO SUCESSO SEMPRE.
    NÃO SOU ESPORTISTA HEHEHE…
    MAS SEI O QUANTO A MOTIVAÇÃO FAZ A DIFERENÇA NO BEM VIVER…
    PARABÉNS DIVA PELIS TEXTOS MARAVILHOSOS 👏👏👏

    1. Oi Vera. Obrigada pelo comentário. Precisamos encontrar motivação de uma forma geral na nossa vida né. Mas como você disse, a determinação é o que nos leva ainda mais longe. Bju

  5. ANA…
    VC É INSPIRAÇÃO EM PESSOA 😍✌
    E REDPONDENDO SUA PERGUNTA…
    EU BUSCO MOTIVAÇÃO EM LEITURAS TAMBÉM….
    BUSCO RENOVAR TODOS OS DIAS MINHA DEDICAÇÃO AOS MEU PROJETOS DE VIDA…
    LÓGICO, HÁ DIAS QUE TEMOS QUE FAZER UM ESFORÇO MAIOR…
    MAS DETERMINAÇÃO É A CHAVE DO SUCESSO SEMPRE.
    NÃO SOU ESPORTISTA HEHEHE…
    MAS SEI O QUANTO A MOTIVAÇÃO FAZ A DIFERENÇA NO BEM VIVER…
    PARABÉNS DIVA PELIS TEXTOS MARAVILHOSOS 👏👏👏

  6. Minha motivação sempre foi estar realmente focada no quero construir em mim. mesma. Seja na área que for, na saúde, na conquista financeira ,nos objetivos a serem alcançados e que vai me realizar quanto pessoa, profissional , SER humano. Encontro meu guia e mestre em Deus , pois Ele decide minha vida e conduz meus passos, com sua orientacao sigo buscando sabedoria, discernimento e mais que tudo FOCO. A MOTIVAÇÃO VEM A CADA MINUTO se buscarmos o encontro com nossas inspirações a serem conquistadas. Se motive a cada dia , ao levantar e sentir-se viva agradeça a Deus por mais um dia e VAI EM FRENTE QUE A VITÓRIA VIRÁ. BJS

  7. É verdade. A Ana é uma inspiração…um exemplo q contagia. Eu ainda não sabia está dica…e amei. Sim, já ouvi falar de visualizar e atrair…e vc falar de olhar e reprogramar o cérebro, faz todo sentido. Obrigada por nos inspirar. Bjo

    1. Oi Morgana. Saber que você está muito motivada, aprendendo e evoluindo cada dia mais é gratificante, pois vejo que a missão está sendo cumprida. Fazer outras mulheres sentir o prazer que o jiu jitsu oferece. Bju Morgana.

  8. Muito bom, te conheço a uma semana rs mas consegui ver que voce é uma mulher guerreira com muita técnica.
    Minha motivaçao é ser melhor amanha do que sou hoje.
    Me cobro muito, observo minhas falhas para nao cometelas mais e me aperfeiçoar.

    1. Oi Susan. Isso mesmo, observar nossas falhas e encontrar formas para aprimorar a técnica também é uma forma de motivação. Pois aí sabemos onde estamos errando e o que fazer para mudar e isso torna nosso treino mais prazeroso. Obrigada pelo comentário. Bju

  9. Ana
    Te admiro pois vc nos inspira e nos motiva com um sorriso que vc da pra gente com um abraço com um afago …. E quando estamos tristes vc fala exatamente o que precisamos ouvir …Eu te admiro muito e tenho muito orgulho de poder dividir o tatame contigo…😍😍😍😍

  10. So de ler essas magníficas dicas, ja deu vontade de nunca desistir, alias o primeiro passo para desistir e a preguiça. Conhecendo essa mulher maravilhosa e guerreira que é a Ana, posso ver que não e impossivel basta ter força de vontade.

  11. Esse texto magnífico com certeza inspira, a nos tornar melhor a cada dia, superando obstáculos. Sou sua fã, vc e guerreira, batalhas vencidas com sua força de vontade , me espelho em vc para ser uma pessoa melhor a cada dia.

  12. Muito bom, a dica de ir mesmo sem estar com aquela vontade funciona. Quantas vezes terminei o treino e pensei “que bom que eu vim, estou me sentindo bem melhor”. Mais uma matéria ninja!

Dicas motivacionais pré-treino

log in

reset password

Voltar para
log in