Drill for skill


Muitos praticantes da arte suave costumam “matar” o aquecimento antes do treino. A maioria do pessoal prefere a parte do rolinha. Mas se não repetirmos as técnicas exaustivamente, como vamos usá-las nos rolas? 

Devo admitir que esses aquecimentos “padronizados” que corremos, fazemos polichinelos, abdominais e etc, não são lá um grande incentivo para participar dessa parte do treino. Mas o aquecimento é sempre importante pra preparar o corpo para os movimentos que vamos executar e com isso diminuir o risco de lesões. 

Uma maneira mais interessante de executar o aquecimento é com os drills, cada vez mais famosos. Drills são movimentos que simulam uma técnica ou parte dela, podemos dizer que são os movimentos funcionais específicos da atividade (não só do jiu-jitsu, vários esportes utilizam drills no treino). Eles são uma ótima opção para um aquecimento mais dinâmico e interessante, além de favorecer o aprendizado dos movimentos que faremos no treino. 

Os drills ajudam a melhorar a nossa memória muscular, além de fortalecer as musculaturas envolvidas no movimento, promovendo o aumento da resistência, flexibilidade, força e agilidade do movimento em questão. 

Existem milhares de drills, vários vídeos estão disponíveis na internet partindo de diversas posições que ocorrem normalmente no jiu-jitsu. Como técnica de aquecimento deve-se iniciar os movimentos devagar e com o tempo ir aumentando a velocidade à medida que a coordenação do movimento é aprendida. 

Eles não cabem somente como aquecimento, para os adeptos das corridas para melhorar o “gás” existem também maneiras de se adaptar os drills para melhorar a capacidade cardiovascular dos atletas. Eles são verdadeiros coringas no treino de jiu-jitsu. Resumindo: com eles podemos fazer o aquecimento, treino técnico e até mesclar drills com rolas, para simular situações de luta e assim melhorar o “gás”, resistência, força, potência, flexibilidade, precisão, agilidade e outras capacidades físicas. 

Esse texto não tem a intenção de descrever nem ensinar drills e sim chamar a atenção da comunidade do jiu-jitsu para uma possibilidade de melhora dos treinos. Acredito que quem se interessar irá procurar estudar e se informar mais para aproveitar todo o potencial que esse método de treino pode oferecer. 

Como estávamos falando inicialmente de aquecimento, se você é dos que pulam essa parte porque aí na sua academia o aquecimento é chato, converse com seu mestre e sugira que ele implemente os drills. Eu acho mais divertido e muito proveitoso, indico todos a testar. Os drills fazem parte do treino e evolução física e técnica de todos os grandes lutadores da atualidade e dos antigos também, mas antes talvez não tinham dado esse nome ainda (rs). 

Na sua academia como são os aquecimentos? Vocês fazem drills? O que achou dos resultados? Comenta aí e vamos conversar mais sobre o assunto. OSS! 


Leia mais:

Você é daqueles que “pulam” o aquecimento?

Qual sua reação

Curtir Curtir
2
Curtir
Amei Amei
3
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Drill for skill

log in

reset password

Voltar para
log in