Atleta da Semana – Rebecca Albuquerque


Hoje vamos conhecer um pouco mais da história da baiana Rebecca Albuquerque. A atleta é faixa roxa da equipe Checkmat, aluna do mestre Marcelo Villas Boas e recentemente se consagrou campeã europeia de jiu-jitsu (IBJJF). Ela é acadêmica de Educação Física da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Segundo Rebecca, sua história é a concretização da frase : “o cordeiro que virou um leão”.

Confiram o que ela nos contou : “Antes de entrar no Jiu Jitsu eu sofri bullying na escola, me sentia inferior aos outros, tinha extrema vergonha em falar com as pessoas, tinha medo de ser julgada, escolhia o percurso mais perto e o horário com menor fluxo para que eu não fosse percebida na rua…” . Rebecca afirmou também que se sentia insegura, vulnerável e fraca, e com um tempo o que estava ruim só piorou. Ela e sua família ficaram sem casa e tiveram que ir morar “de favor” na casa de outras pessoas. Foi durante esse período que ela entrou em depressão e não saía mais de casa (ficou assim por um ano). Mas após um tempo ela e a família conseguiram voltar para o bairro em que moravam antes, e então ela recebeu um presente de debutante, não foi uma festa e nem uma viagem, foi um lar.

Depois disso, ela reuniu forças para querer mudar o rumo da própria vida, resolveu sair de casa e encontrar antigos amigos para conversar. Em um determinado momento, ela contou a um amigo que tinha vontade de fazer algum esporte de combate, e citou o boxe. Mas ele era praticante de jiu-jitsu e a convidou para fazer uma aula no dia seguinte. No entanto, não foi fácil começar a treinar devido ao fato de ela morar com sua avó, que tinha alguns traumas pelo que aconteceu com a neta e era super protetora, além de não querer que ela saísse a noite.

Rebecca não desistiu e foi treinar, e ao retornar para casa sua avó lhe afirmou que não iria pagar a mensalidade do jiu-jitsu e não concordava com a sua escolha. Mesmo sem saber dessa história, o seu mestre resolveu lhe ofertar dois meses de aulas grátis para que ela experimentasse o esporte. Essa era a oportunidade que ela precisava para convencer as pessoas de que aquilo seria bom para sua vida. Ela nos contou que desde que pisou pela primeira vez no CT, só coisas boas aconteceram na vida dela.

Após dois meses de treino, Rebecca resolveu competir. Perdeu no primeiro campeonato mas continuou treinando e competindo. Após mais algumas competições, chegou até a ser chamada de “freguesa” por um grupo de meninas. Seu mestre, ao ouvir o comentário, falou que um dia essas meninas ainda iriam respeitar Rebecca. No campeonato seguinte ela foi campeã, e nos contou um pouco sobre essa experiência : “não foi fácil vencer minha vergonha, eu travava com tanta gente me olhando lutar. Mas eu busquei, e hoje tenho diversos títulos. Graças ao jiu-jitsu, hoje sou colecionadora de vitórias, sou corajosa, sou uma leoa.”

Além de competidora, ela também é instrutora em um projeto social, que é apoiado pela própria instituição acadêmica. Hoje ela tem seus parentes mais próximos dela, os pais possuem uma relação saudável e sua própria família a apoia por ter escolhido o jiu-jitsu.

O jiu-jitsu é o que dá sentido a minha vida, é o que não me deixa abaixar a cabeça para os problemas da vida. É também o que me motiva a seguir sempre em frente, e em busca do meu sonho. E é através do jiu-jitsu que posso contribuir para levar o nome do meu estado e da minha região para o mundo.

A faixa roxa da Checkmat atualmente coleciona muitos títulos, confiram:

– Campeã do Europeu (IBJJF) em 2017 (faixa azul)

– 4x Campeã do Grand Slam (CBLP)

– 5x Campeã do Salvador Open (CBJJ)

– 20x Campeã Baiana (FBJJMMA e FBJJ)

– Campeã da Seletiva para o Mundial de Abu Dhabi (UAEJJF)

Se você gostou da história da Rebecca Albuquerque e tem interesse em saber mais sobre a atleta, é só conferir as redes sociais dela. Caso você tenha interesse em patrocinar a atleta, é só entrar em contato com através dos links abaixo:

Facebook – Rebecca Albuquerque

Instagram – @becca.albuquerque

Agradecemos pela entrevista e desejamos que tenha uma ótima caminhada no jiu-jitsu!

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
5
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
2
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atleta da Semana – Rebecca Albuquerque

log in

reset password

Voltar para
log in