Carlos Gracie, paraense com os seus 63 kg, não satisfeito em criar toda técnica do jiu-jitsu que conhecemos hoje, também criou e testou uma dieta exclusiva para sua família, a famosa dieta gracie. Se você é veterano ou está ingressando agora no mundo do jiu-jitsu, provavelmente já ouviu falar sobre ela.

Bom, a dieta Gracie consiste em um regime de alimentação racional baseada no consumo de alimentos saudáveis que, combinados entre si, tornam a digestão mais fácil e aumentam o aproveitamento do alimento pelo organismo. As combinações dos alimentos são divididas em grupos A, B, C, D, E e F conforme as figuras:

A base da teoria de Carlos para sua dieta parte de que toda substância ingerida provoca uma reação ácida ou alcalina no sangue. O objetivo principal é manter o pH das refeições o mais neutro possível, o ph dos líquidos e do sangue não pode ultrapassar um limite de acidez. Para ele, a má alimentação envenena e com o tempo mata o nosso corpo e a dieta foi criada para equilibrar as substancias através das combinações certas.

Não achei respaldados cientificamente para a dieta Gracie, por isso resolvi conversar com a Victória Guimarães (@eivictoria) que é nutricionista esportiva formada pela Universidade Federal de Goiás sobre os princípios da dieta.

Victória deixou claro que a construção da tabela é excelente por ter alimentos de verdade e praticamente nenhum industrializado. Em relação às combinações, elas são bem completas, conseguimos ter proteína, carboidrato e gordura na combinação do grupo A com o grupo B, por exemplo. Em geral, é uma dieta boa de ser seguida, porém a parte de restrições tem que ser melhor analisada. Para Victória, algumas não fazem sentido, por exemplo: a tabela D mostra os alimentos que não combinam entre si e nem com os outros e um desses alimentos é o abacaxi que é uma ótima fruta digestiva e poderia ser tranquilamente consumida após uma refeição com carne para ajudar na digestão.

– Bia, mas o mestre diz que temos que controlar o ph do nosso sangue, por isso devemos evitar o abacaxi que é uma fruta ácida.

Sim mores, ele fala mesmo! Só que a Victória deixou claro que o nosso organismo tem um sistema responsável por fazer esse equilíbrio e é praticamente impossível alterar esse ph do sangue.

Depois de ter a opinião de uma nutricionista sobre a dieta Gracie, fiquei curiosa e procurei também alguém que tenha adotado esse estilo de vida e encontrei a Sarah Rosa (@rosabjj), que é faixa azul da minha equipe (Atrium/Brotherhood). Ela fez a dieta Gracie por 1 ano em 2011 e desde então se alimenta com base nos princípios Gracie, confere aí um pouquinho da “pocket entrevista”

Como você descobriu a dieta Gracie? Por que decidiu fazer essa dieta? Sentiu dificuldade? Muitas pessoas acham ela difícil de entender, como você se programou e montou seu cardápio? Mestre Carlos Gracie sempre defendeu que a dieta auxilia muito na disposição em relação aos treinos, você sentiu essa diferença?

Eu descobri a dieta através do meu professor de Muay Thai e jiu jitsu, Vinicius. Realmente no início ela é um pouco complicada de entender, como as tabelas de combinações, mas com o tempo a gente vai pegando o jeito. Decidi fazer a dieta pois tinha começado a treinar e estava acima do meu peso, meu condicionamento físico estava péssimo, queria melhorar tudo. Mudar meu estilo de vida. Logo após iniciar a dieta comprei o livro A Dieta Gracie, que me auxiliou muito a me programar e manter um cardápio diversificado, facilitando seguir a dieta corretamente. Logo na primeira semana você sente uma mudança enorme, começa a perder gordura, aumenta sua disposição para o treino e as tarefas do dia a dia.

Gente, é o seguinte! Estamos falando de dieta, mas vamos deixar claro que para atingir qualquer objetivo precisamos encontrar o nosso equilíbrio, aceitar e acolher o nosso corpo da forma que ele se encontra é a primeira parte desse encontro. Entender que o certo é se alimentar bem e a transformação do corpo é consequência!

Oss!

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não