Como você tem trabalhado suas defesas?


No início, nosso(a) mestre nos ordena: – Que caminhe no meio dos tubarões! Para falar a verdade, ninguém suporta esta fase do treinamento, afinal, chegar no esporte pra tomar “surra” de todo mundo não é bem o plano de ninguém. Mas, se você tiver uma boa consciência do treinamento e uma memória melhor ainda, vai perceber que muito do que você adquiriu dentro da arte suave veio especialmente desse período. O alicerce.

Aquela antecipação a uma passagem de guarda ou queda, não brotou numa quarta-feira qualquer de treino por acaso. Sua experiência motora, quantidade de repetição e de ataques sofridos pagaram a fatura para que você ficasse mais esperta(o) durante as lutas. Para que não caísse nas mesmas armadilhas.

Durante meu “caminho” nessa andança muito proveitosa no Jiu-jitsu, percebi muito cedo a importância do treinamento de defesas. E infelizmente, não é um conteúdo muito utilizado. Observam como há uma ênfase gigantesca nos ataques de uma forma geral? Olhe suas timelines agora, vê se não tá rolando um vídeo explicativo sobre uma finalização? Pois é, e não há problema nenhum nisso. Entretanto, o que será que vai acontecer quando seu corpo não estiver mais reagindo, você liderando o placar e a adversária perceber seu cansaço? Aliás, quando foi seu último treino de defesas?

Seja armlock, raspagens, estrangulamentos, quedas, ou qualquer outra forma de ataque dentro do Jiu-jitsu, você precisa conhecer o outro lado da moeda. Todos os detalhes para uma perfeita execução de uma posição nasce quando você se submete a experimentar recebê-la. Sim, largar um pouco a vaidade nos treinos e vez ou outra, se permitir sofrer alguns ataques das(os) colegas. Desenvolver estratégias para sair daquela situação. Afinal, na academia pode, não é?

A experiência vai chegar, mas, não custa nada ouvir este velho faixa marrom que um dia também ouviu outro faixa marrom, que ajudou muito meu desenvolvimento técnico/tático. As dicas são as seguintes:

  • Selecione um dia da semana para durante os treinos desenvolver suas defesas. O Sensei tem seu calendário mas nem tudo está nas mãos dele. Experimente sofrer diversos ataques das(os) colegas, traçando formas de escapar de tais situações. Claro que a dica de um mais graduado ajudará bastante nos detalhes.
  • Não se afobe quando estiver sofrendo um ataque. A(o) adversária(o) pode estar te induzindo ao erro. Calcule bem o que irá fazer, já que está no seu dia de treino de defesas.
  • Controle-se durante o cansaço. Se o corpo não quer mais responder, poupe energias estabilizando numa imobilização ou na guarda. Se estiver numa posição de desvantagem, nada de ficar tentando qualquer tipo de fuga. Para que num provável “vacilo” da outra pessoa, você possa lhe surpreender.
  • Não tenha medo das quedas. Nós judocas caímos muito para nos adaptarmos ao tempo de reação da técnica do adversário. Encare isso como um aprendizado e em breve vai ser difícil te derrubar.
  • Os treinos com os mais graduados são perfeitos para desenvolvermos estas capacidades técnicas. Passar por dificuldades vai potencializar sua coordenação motora. Aproveite a oportunidade e, humildemente, tire algumas dúvidas.

Se tiver uma oportunidade ou se o Sensei for aberto ao diálogo, solicite alguns ensinamentos sobre o nosso tema. Tenha paciência e lembre-se que só a repetição salva! Não se esqueça que o aprendizado nunca para, pois, logo alguém pode te surpreender com uma movimentação nova. Nada de ficar chateada(o).

Estes ensinamentos também ajudam na vida fora do dojo. É normal as coisas fluírem fora de nossas expectativas. Nada de afobação! Você precisa estar pronta(o) para surpreender no momento certo. Quem está aqui falando já errou muito mais do que a quantidade de vezes que você tentou. Oss!

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