Desafios que chegam com a faixa roxa

Como eu havia comentado em um texto anterior, este ano devo graduar para faixa roxa. Certamente uma responsabilidade grande. Por esta razão, estive assistindo alguns vídeos no YouTube e lendo alguns materiais disponíveis na web para ver o que, de forma geral, os mais graduados e experientes entendem que são requisitos que praticantes na faixa roxa devem necessariamente ter. Nossa colunista Fabianna, inclusive, já escreveu sobre o que se espera de um faixa roxa e você pode ler aqui.

A faixa roxa é vista como o “meio do caminho”, pois atletas na faixa roxa não são mais iniciantes, mas longe de serem mestres. As questões mais técnicas relativas a um faixa roxa vocês podem (e devem) ler no bom texto da colega. Mas eu quero compartilhar algumas preocupações que tenho hoje que estou quase lá e que, naturalmente, pode ter sido a experiência de muitos que nos lêem.

1-      Ser ou não um instrutor:

Na faixa roxa muitos se tornam instrutores e passam a auxiliar nos treinos. Minha profissão é ser docente. O processo ensino-aprendizagem permeia meus dias. Compartilho conhecimento e aprendendo muito em sala de aula. Essa troca é muito agradável. E, creio eu, com o jiu-jitsu não será diferente. Não é raro eu trocar informações de técnicas que eu executo ou que executam em mim. Mas, ser um instrutor é diferente. A formalidade passa a ser algo mais presente e real.

É uma responsabilidade muito grande ensinar algo para outra pessoa. Só que instrutores erram também. E precisam de compreensão, pois estão em treinamento para serem futuros professores. Lembro de uma situação que eu estava mostrando para um amigo como ele defenderia a mão de vaca que costumo aplicar do domínio lateral. Disse que ele colocando a mão mais profunda na gola evitaria o ataque. Meu mestre Rodrigo Bicudinho olhou e disse que não evitaria com uma variação daquele ataque. Era algo novo para mim. Mas, por desconhecer, eu estava dizendo algo que eu acreditava ser fato para meu colega. Entretanto, fato não era. Você pode ler mais sobre instrutores aqui.

2-      Rolas com menos graduados:

Há problemas um faixa roxa bater para um faixa azul? E para um branca? Esta resposta é clara para mim. Não há. O que não pode, ao meu ver, é isto virar um hábito rotineiro. Uma das coisas fantásticas da arte suave é que um branca pode de fato finalizar um faixa preta, apesar de não ser comum. Quanto mais um faixa roxa. Na faixa roxa podemos fazer ataques que não se pode na branca, como a mão de vaca. Não vou, por exemplo, aplicar mão de vaca em um branca, mas em um azul ok. Penso que existe uma obrigação de oferecer bons rolas para os mais graduados, quanto mais para os menos. Bons rolas não significa passar o carro em um menos graduado, mas em ter um rola fluido em que o mais graduado está no “domínio” do rola.

3-      Rolas com mais graduados:

Meu professor sempre me disse que um faixa roxa deverá oferecer um bom treino para qualquer um. Na roxa precisamos evoluir o nosso jiu-jitsu até que isto seja uma realidade. Fico me perguntando como chegar nisto e vejo como uma solução ser um praticante dedicado e assíduo nos treinos. Nas faixas futuras, novos ataques serão permitidos. E deverei aprender a me defender deles e também a aplicá-los de forma técnica e eficaz, afinal, grosserias não combinam em nada com um praticante de jiu-jitsu na faixa roxa ou superiores. Em teoria pode até parecer simples, mas o desafio na vida real será grande.

4-      Competições:

Com frequência vou em torneios de jiu-jitsu competir. Mas na faixa roxa estarei lutando com atletas já ‘quase’ na marrom também. O nível sobe e a exigência do jiu-jitsu também. Será ótimo testar a arte suave neste novo nível. Fácil não será, mas se o professor entender que esta faixa deve estar em minha cintura, então tenho que confiar que ela deve estar lá e que estou pronto para ela. E vamos às lutas!

E vocês amigas e amigos da Bjj Girls Mag? Como vocês vêem estas questões? Compartilhe conosco seus sentimentos, aflições, convicções e dicas!

Bons treinos!

Leia também:

O pânico da troca de faixa

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não