Conciliando os treinos com a rotina de trabalho

O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos. – Charles Schulz

Conciliar nossa vida profissional com a vida social não é nada fácil, certo? Segundo Charles Schulz, o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos, mas e quando o nosso trabalho nos sobrecarrega e a gente mal tem tempo de fazer o que gosta?

No meio de tanta crise, quem tem emprego tem que valorizar muito o que tem, não dá para abandonar o trabalho e viver só dos treinos. Bem que a gente queria, mas essa realidade não funciona para a maioria de nós. A coisa fica mais complicada quando, além do trabalho, você tem faculdade, filhos, casa para cuidar. Será que no meio de tudo isso a gente consegue um tempinho para não deixar o jiu-jitsu de lado?

Sei que não é nada fácil ter que acordar muito cedo para trabalhar, encarar uma, duas, três conduções lotadas, enfrentar um trânsito de se descabelar, trabalhar uma jornada diária exaustiva e ainda assim chegar no final do dia e encontrar ânimo para encarar uma hora e meia, duas horas de treinos puxados. Ou o inverso, acordar cedo para conseguir treinar e depois ter que encarar um dia longo de trabalho. Não é nada fácil para ambos os lados, mas me diz se não tem nada mais prazeroso do que conseguir realizar um treino de jiu mesmo com todas essas dificuldades. Você pode entrar no treino cansado, estressado, e ainda assim sair dele com um sorriso enorme no rosto de satisfação.

O fato é, a prática de esportes traz muitos benefícios para nossa vida, aqui estão alguns deles (como mostra esta matéria):

– Melhora a qualidade do sono
– Melhora da autoestima
– Previne o sobrepeso e a obesidade
– Aliado contra o tabagismo
– Melhora da vida sexual
– Previne o câncer
– Melhora o raciocínio e a memória
– Traz benefícios cardiorrespiratórios
– Aumenta a massa muscular e reduz a gordura corporal
– Melhora o sistema imunológico
– Contribui para o crescimento e desenvolvimento
– Traz benefícios para a interação com os suplementos nutricionais
– Desacelera o envelhecimento 

Com tantos benefícios assim não tem como abrir mão da prática do esporte, ainda mais do jiu-jitsu, que te ajuda a ter disciplina, vencer a timidez, se socializar mais, encarar desafios. É nesse ponto que temos que ver o que é de extrema importância na nossa vida, o que é mais relevante, e de alguma forma arrumar um tempo para nós, para fazer o que gostamos, o que vai ajudar nossa saúde física e mental. Se o jiu faz tão bem para nós, porque não fazer um esforço para encaixá-lo na nossa agenda?

Eu quero te encorajar a mudar esse ano, começar direito, pensar em você, na sua saúde, arrume um tempo para você, trabalhe sim, mas não viva só de trabalho, encontre o equilíbrio entre trabalho e lazer. Para você que já tem tempo suficiente para treinar, lembre se de descansar, de arejar a cabeça, de curtir a família, os amigos, afinal o jiu sempre estará lá para nós, e somos nós que temos que encontrar o tempo certo para ele. Está difícil de encontrar esse tempo? Deixe aqui sua opinião para nós e vamos discutir juntos uma ideia. Oss!

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não