Projeto Social Team Gariba – CIA Paulista

Atualmente, a formação da nossa sociedade nos mostra que há inúmeras pessoas que sofrem de algum modo com as diferenças e problemas socioeconômicos. São milhões de pessoas afetadas de forma direta ou indireta por esses problemas. Tendo conhecimento disso e acreditando no esporte como um meio de tirar crianças das ruas e dar a elas uma oportunidade de evolução, Gabriel Spedini (quando estava na faixa roxa) decidiu criar um projeto social. No início ele teve a ajuda de dois amigos: Araken e Christiano. Foi assim que começou o Projeto Social Team Gariba (filiado à CIA Paulista), atualmente liderado pelo faixa preta de jiu-jitsu, Gabriel Spedini (mais conhecido como Gariba).

O projeto foi criado em outubro de 2014, aos poucos foi ganhando alunos (crianças e jovens) e trazendo mudanças na vida de muitos deles através do esporte. Com o passar do tempo foi crescendo a procura pelas aulas de jiu-jitsu e hoje o projeto atende cerca de 74 alunos (entre crianças, jovens e adultos). As aulas estão disponíveis para qualquer pessoa, sem qualquer distinção, e estão sendo muito procuradas pelas crianças e adultos do bairro. O projeto atualmente conta com a ajuda do professor Gariba e seus amigos, e também do mestre Eduardo Leitão (faixa preta 5 graus, e líder da CIA Paulista).

O projeto Team Gariba apoia também a igualdade e inclusão social, e recebe alunos portadores de necessidades especiais. Um desses alunos é o Marco Vinícius Coppini, que tem paralisia cerebral e iniciou no projeto em 2015. Atualmente ele é faixa cinza e em breve será graduado à faixa verde. Marco chegou no projeto sem ter autoconfiança e tinha autoestima baixa, mas com o passar do tempo foi evoluindo e desenvolvendo também sua coordenação motora. Ele já fez duas lutas casadas e hoje é perceptível sua felicidade por estar treinando e por receber o apoio e incentivo da família e da equipe.

Além de trazer melhorias na vida dos alunos, o Team Gariba também apoia e incentiva os alunos a participarem de competições, e já possui alguns destaques no projeto, em especial a faixa azul Ariane Maria, que conquistou o 3º lugar no Sulamericano – CBJJ (2016), se tornou campeã brasileira – CBJJ (2017), campeã paulista – FPJJ (2017), e vem sendo uma grande promessa para 2018, junto com outros competidores do projeto. Os alunos mais novos estão sendo motivados ao verem os resultados dos outros competidores da equipe e isso contribui para a evolução de todos tanto nos treinos quanto nos campeonatos.


Se você quiser conhecer melhor o Projeto Social Team Gariba visite as redes sociais:

Facebook – https://www.facebook.com/teamgariba/

Instagram – @TeamGariba ou @gsgaribabjj

Se você quiser conhecer os treinos ou ajudar o projeto (qualquer ajuda é bem vinda), faça uma visita ao local de treino: Rua Arthur Primavesi S/N , Jardim Imperador – SP

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não