Quando o reconhecimento não vem

Final de ano chega e todo mundo só quer saber dela, a tal da graduação. Depois de tanto suor, depois de todo esforço que você fez o ano todo no tatame, nada melhor que ter reconhecimento por isso. Mas, e quando o que você fez não foi suficiente para receber aquele “grauzinho”, não foi suficiente para mudar a cor da sua faixa?

Todo mundo quer ter seu trabalho reconhecido de alguma forma, ter seus esforços reconhecidos, e a mudança de faixa ou o grau a mais na faixa é só mais uma forma de confirmar aquilo que você já tem feito nos treinos.

É sensacional ver nossa evolução, seja ela no jiu-jitsu, em outro esporte, ou em outra área da nossa vida. Ver nossos amigos evoluindo junto é melhor ainda, mas ao mesmo tempo é frustrante quando não alcançamos metas estabelecidas por nós mesmos. Por isso, quero refletir com você, que não alcançou o tão sonhado grau na faixa, ou que não pode mudar a cor da faixa esse final de ano.

Vamos pensar um pouco e fazer um balanço. Como foi seu ano no jiu-jitsu? Você conseguiu treinar e se dedicar o tanto que queria? Ou a correria do dia a dia, as lesões, te afastaram e te impediram de realizar os treinos que você almejou?

O fato é que não podemos ter aquilo que não trabalhamos o suficiente para merecer, os professores conhecem bem essa história, a pessoa some durante o ano, mas no final do ano aparece para a graduação, assim fica difícil né? Não adianta esperar colher algo que você não plantou!

Mas se você se dedicou, foi nos treinos, e as lesões te impediram, ou a evolução parecia que estava tão difícil de ser alcançada, quero te lembrar que há sempre um novo dia para você tentar de novo, aprender de novo e não parar porque o reconhecimento ainda não veio. Ele vai vir no tempo certo, à medida que você não desistir de continuar tentando, ele vai vir à medida que você continuar se dedicando à arte suave. Não pense que não estão te observando, ninguém é deixado de lado.

O ano está acabando mas 2018 está vindo inteirinho para você escrever essa nova história no jiu-jitsu ou continuar escrevendo a continuação dela. O grau não veio esse ano? A faixa não mudou de cor? Ano que vem está aí para você começar de novo e ir mais fundo no seu jiu-jitsu. Mas lembre-se, o único que pode te impedir de evoluir é você mesmo! Que em 2018 possamos trabalhar o suficiente para que os nossos esforços sejam reconhecidos. OSS!

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não