Ansiedade pré-campeonato


Eu sempre tive crises de ansiedade, desde criança. Na escola, épocas de provas e apresentação de seminários eram semanas de tortura, e eu nem mesmo sabia o que estava acontecendo. Demorou para descobrir que em todo período “especial” meu corpo surtava.

Eu comecei no ballet e a pressão se tornou maior ainda. Decidi parar a carreira na dança e o sentimento era de derrota total. Depois disso, o jiu-jitsu chegou na minha vida como um divisor de águas.

Foi no tatame que eu aprendi que algumas escolhas são 100% minhas e tudo bem se eu quiser trilhar caminhos diferentes da maioria das pessoas. E essa liberdade de poder escolher quando e onde competir, ou até mesmo não competir, foi um dos motivos que fez eu me apaixonar pela arte suave.

Hoje eu tento competir sempre que dá. Muitas vezes eu me pego me boicotando por puro medo de perder, mas a verdade é que quando eu chego lá, mesmo perdendo, eu saio muito bem comigo mesma. Brava porque a gente sempre quer fazer melhor, mas feliz por ter coragem de seguir em frente e dar as caras no meio de muitos atletas que vivem disso.

Para mim, que trabalho de 8 a 10 horas por dia em escritório e só consigo treinar (no máximo) quatro vezes por semana, poder subir no tatame e “enfrentar” meus próprios medos e barreiras é muito gratificante.

Eu ainda sofro de ansiedade. Faço acompanhamento médico e tento não deixar a mente me controlar, e o campeonato é um exercício grande para isso. Em alguns momentos é sofrimento, como quando preciso bater o peso da categoria escolhida e ao mesmo tempo preciso mastigar qualquer bobeira, ou só quando quero dormir e as crises não deixam. Mas no momento em que o árbitro chama para a luta, tudo passa. Todas as minhas prioridades estão voltadas para aquele momento.

A batalha contra a ansiedade continua. Se você também sofre com isso, não deixe que os acasos tirem sua motivação, nem que as pessoas digam que isso não vale a pena ou não importa. Você é mais forte do que você imagina!

 

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
4
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ansiedade pré-campeonato

log in

reset password

Voltar para
log in