Atleta da Semana – Tatiana Castro


Hoje o atleta da semana vai conhecer melhor a história de quem está por trás do perfil @poderosasbjj que hoje é um dos perfis de jiu feminino mais populares do Instagram. Tatiana Castro, tem 32 anos e é a primeira mulher da equipe Fighters Team Goiânia a conquistar a tão sonhada faixa preta.

Como se sente sendo a primeira mulher da sua equipe a se tornar Black belt? Muitas mulheres te inspiraram? E hoje, como você se sente sendo inspiração para as meninas da sua equipe?

Ser a primeira mulher da Equipe Fighters Team a pegar faixa preta é uma honra, estou muito feliz. Existem muitas mulheres no jiu-jitsu sim que me inspiram como as grandes atletas Letícia Ribeiro e Kyra Gracie que fizeram muito pelo jiu-jitsu feminino. Em relação as meninas que treinam comigo eu espero passar o melhor de mim e me sinto feliz que elas possam ver e perceber que também podem chegar aonde cheguei.

Tati, você vem de uma época em que não era comum ter mulheres praticando jiu-jitsu. Como foi esse processo? Você pensou em desistir?

Ao longo do tempo que treinei nunca tive parceiras de treino. Por muito tempo fui a única mulher na equipe, mas isso nunca foi motivo para pensar em desistir, pelo contrário isso me empurrava para querer continuar e conquistar mais espaço no esporte, sempre me senti motivada e confiante. 

O que você tem sentido atualmente no esporte? As mulheres estão mais unidas?

Bem o que tenho visto atualmente é que as mulheres tem se unido mais no jiu-jitsu, estão entendendo que a união é que faz a força e que a questão central é a lutar pela presença de mais mulheres no nosso esporte.  

Já enfrentou algum tipo de preconceito no esporte por ser mulher?

Preconceito sempre vai existir infelizmente, mas vejo que hoje isso tem mudado muito, vejo muitos homens curtirem e admirar mulheres que lutam, coisa que alguns anos atrás isso era raro de ver. Já sofri sim preconceito por lutar até mesmo dentro da minha própria casa, muitos não entendiam queriam que eu fizesse um esporte “mais feminino”.

Você é a responsável pelo tão famoso @poderosasbjj, como foi o processo de criação desse ig? O que te motivou a divulgar as belas mulheres do nosso esporte?

O que mais me incentivou a divulgar as mulheres no jiu-jitsu foi a força de vontade de cada guerreira. Quero mostrar que as mulheres podem sim ser boas no jiu-jitsu, ter boa técnicas, podem ser forte sem perder a delicadeza feminina. 

Acredito sim que o jiu-jitsu feminino tem ganhado muito espaço e tem sido até mais admirado que o jiu-jitsu masculino, claro que não desmerecendo os homens, mas as mulheres tem um toque especial no jiu-jitsu rs rs rs.

 

Obrigada pela participação Tati!!!!

Oss

Qual sua reação

Curtir Curtir
2
Curtir
Amei Amei
5
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Atleta da Semana – Tatiana Castro

log in

reset password

Voltar para
log in