Hostilidade entre mulheres: por que isso ainda existe?

Hey garota, como você anda recebendo as visitantes na sua academia? Como você trata aquela menina nova da equipe? Você de fato vive a filosofia da arte suave, ou só quer saber de fotinha de kimono no Instagram com hashtag #jiujitsulifestyle?

Alguns meses atrás fui visitar uma academia e rolei com uma menina que simplesmente me matou (esse texto foi psicografado rs) e eu não estou reclamando do rola duro e sim do tratamento. Foi para machucar, machucou e no fim ainda perguntou: “E aí, achou que fui muito dura com você?”. Saiu rindo com o narizão empinado. Não se tratava de “ser dura”, mas de ser hostil, e convenhamos, não há necessidade. Fiquei meio em choque, mas tudo bem, vida que segue. Mas depois eu fiquei refletindo sobre aquela situação, compartilhei com algumas meninas da minha equipe e todas elas já tiveram experiência com outras mulheres nesse sentido.

Muitas de nós crescemos ouvindo que mulheres são falsas, interesseiras, ciumentas e por aí vai. Crescemos incentivadas a mostrar que somos melhores umas que as outras e hoje isso reflete diretamente no nosso esporte e isso dói. Dói porque em um esporte predominante masculino, nós mulheres deveríamos ser mais unidas, deveríamos querer a evolução uma das outras, contribuir para a descoberta e permanência de mais mulheres no tatame e não querer mostrar que somos superiores. Eu já pratico jiu-jitsu há 2 anos e esse comportamento me assustou, imagina se fosse minha primeira semana? Eu sairia correndo e nunca mais voltaria.

Aceitar, receber bem e cuidar de cada uma das meninas que entra no tatame é um degrau a mais para todas nós. Todas conhecemos alguém que se inscreveu em um campeonato e não teve luta, alguém que desistiu de treinar porque não tinha companhias femininas. Por isso, mais do que dividir um espaço físico, precisamos ocupar um lugar e não conseguiremos fazer isso sozinhas. Precisamos de cada uma, cada garota curiosa, cada menina testando novos esportes, cada uma com suas particularidades.

Vamos deixar a prepotência de lado (dentro e fora do tatame) e acolher todas as mulheres que estão descobrindo o nosso esporte, deixar o espírito competitivo apenas nos momentos certos e saber ponderar como tratamos umas às outras no tatame porque quando uma de nós desiste TODAS nós perdemos!

Oss!

Posts relacionados

frases-para-jiu-jitsu

Melhores frases para jiu jitsu em 2024

Quais as melhores frases para jiu jitsu? É muito comum, quando chegam novos alunos na academia, eles ficarem super empolgados com a filosofia do jiu-jitsu,

graduação-no-jiu-jitsu

Graduação no jiu jitsu: como funciona?

A graduação no jiu jitsu é um dos aspectos mais fascinantes e motivadores para praticantes deste esporte. Quem não quer graduar, não é mesmo? Através