Não vamos fugir do No-Gi


*Foto: Graciemag

Vamos falar sério agora, sejamos sinceros! Quem aí prefere treinar No-Gi levanta a mão! Eu posso apostar que a maioria não levantou a mão. Em uma pesquisa não oficial entre meus colegas de treino eu afirmo que a maioria prefere treinar de kimono, alguns também treinam sem kimono e outros FOGEM, como o diabo da cruz, quando fala que é “sem pano”. 

Gente, sem kimono escorrega, não tem pegada, não dá para estrangular com lapela, e a minha worm guard? Não dá para dar “aquela amarrada” no rola pra respirar, é 100km por hora o tempo todo! É muuuito difícil! E tem outra, campeonato sem kimono quase não tem, pra que eu vou treinar isso? 

Na minha humilde opinião treinar sem kimono é bem mais difícil! Fazer guarda então, vish! É um rola com dinâmica totalmente diferente. Não se pode tentar travar o jogo, tem que deixar fluir. Está aí uma das maiores vantagens de se treinar sem kimono. Deixar fluir o jogo que é uma das coisas mais difíceis de se fazer, por isso treinar sem kimono é tão importante, porque não tem como se apegar em pegadas, porque elas praticamente não existem. 

O treino sem kimono permite que nós melhoremos o domínio sobre o adversário, pois aprendemos a controlar melhor as “pegadas”, as finalizações ficam mais eficientes, firmes. Como escorrega MUITO só as finalizações que estiverem mais bem encaixadas vão ter efetividade. Também aguça nossa resposta de defesa, a movimentação no geral, além de nos deixar mais ágeis e com um gás melhor. 

Outro ponto importante das vantagens de treinar sem kimono é o fato que o treinamento contempla técnicas que estão bem mais próximas de uma situação de defesa pessoal real. Então, aprender a sair de situações ruins sem ter o kimono para ajudar é importante, numa situação de defesa pessoal pode ser uma salvação! 

Em outras palavras treinar sem kimono pode fazer a sua qualidade no jiu-jitsu dar um tremendo salto, além de te preparar melhor para situações reais de defesa pessoal. 

Daí vocês me perguntam: _ Naty, você treina sem kimono? (rs) Não vou mentir: treino menos do que deveria! Mas escrevo esse texto hoje justamente por estar reavaliando minha postura perante os treinos sem kimono e concluindo que eles serão muito importantes para mim. 

Eu realmente prefiro treinar de kimono, sou uma negação sem kimono! Mas vou me esforçar para usufruir de todos os benefícios que o No-Gi traz. E mestre, eu prometo que vou me dedicar mais aos treinos sem kimono! Pode anotar aí (hehehe).  

Como disseram Chitãozinho e Xororó no especial “amigos” (ahahahaha, quem vai lembrar disso? Tô ficando velha!) “Vamos dar as mãos, vamos dar as mãos, vamos lá! E vamos juntos TREINAAAAR!” Sem kimono hein! Oss! 😀

Qual sua reação

Curtir Curtir
6
Curtir
Amei Amei
2
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
1
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não vamos fugir do No-Gi

log in

reset password

Voltar para
log in