Lavar ou não lavar a faixa? Eis a questão!


Você já se perguntou: lavo ou não lavo minha faixa? Ela está tão amarelinha, encardida, suja, o que eu faço? Calma, vamos entender melhor esta questão, porque não lavar a faixa?
Se você já treina jiu-jitsu há um bom tempo, provavelmente vai concordar que não se lava a faixa. Isso porque existe uma certa lenda de que se você lavar sua faixa, você vai mandar embora todo seu conhecimento. Antigamente, os samurais atribuíam às suas armas de combate uma forte relação espiritual, como se sua alma e técnica estivesse sido depositada no seu instrumento de guerra. Da mesma maneira os lutadores atribuem essa afeição por sua faixa.
Reza a lenda que no passado conforme os praticantes de artes marciais se aprofundavam nas suas lutas, suas faixas iam escurecendo e quanto mais escura ficava mais experiência e conhecimento essa pessoa possuía. É basicamente isso que acontece hoje em dia, muitas pessoas tem uma certa afeição por sua faixa como se sua alma e todo conhecimento adquirido ao longo dos treinos estivesse atrelada a ela, de tal modo que lavá-la está fora de questão, mesmo que esteja suja, amarelada, ela pode estar só o fiapo, mas essas são as marcas de guerra, dos dias de trabalho e suor derramados no tatame. É olhando para ela que muitos veem sua evolução, o quanto caminharam e até aonde já chegaram.
Mas ao contrário de quem acredita que não se deve lavar a faixa, existem aqueles que se preocupam com as bactérias e doenças que uma faixa suja pode causar, como por exemplo alguém da sua família. Vai explicar para quem não está envolvido com o jiu-jitsu que não é para lavar a faixa, ou para aquela pessoa que é cismada com limpeza, não tem como né! Se você já pediu para sua mãe ou seu pai lavarem seu quimono, com certeza a faixa foi junto. Mas relaxa, se você não é supersticioso(a), você há de convir que sua alma de guerreiro(a) está intacta mesmo que faixa tenha sido lavada, o conhecimento está dentro de você, na sua mente, no seu coração e é isso que importa.
No final das contas o importante é que a faixa continue fazendo seu papel, amarrando nossos quimonos e representando seu progresso. Mas eis a minha questão, o que é mais importante para você? Uma faixa limpinha, cheirosinha, livre de bactérias ou uma faixa surrada, amarelada, marcada com a sua história no jiu-jitsu? Compartilha com a gente sua opinião! Oss!

Qual sua reação

Curtir Curtir
11
Curtir
Amei Amei
3
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lavar ou não lavar a faixa? Eis a questão!

log in

reset password

Voltar para
log in