Equilíbrio é Jiu Jitsu


jiu-jitsu

Assim como na vida, no esporte somos também testados quanto à nossa capacidade de superação e ao mesmo tempo, o respeito aos nossos limites. Desenvolvemos a concentração, dedicação e disciplina, aprendemos a lidar com as derrotas e vitórias. É como dizia nosso Grande Mestre Carlos Gracie: “Concentrarás apenas em ti e farás todo o possível para estar hoje um degrau acima do que estavas ontem”.
A prática do Jiu-Jitsu vai muito além da simples defesa pessoal. Praticamos o que aprendemos no Jiu-Jitsu todos os dias, a todo o momento, independentemente de estarmos com o kimono ou não. É comum encontrar relatos de que o maior benefício que a arte suave trouxe foi perda de peso ou aumento da flexibilidade corporal, ou até mesmo ganho de força e performance física, mas o que muitos não enxergam é a melhora da saúde como um todo.
O Jiu-Jitsu é uma das artes marciais que proporciona diversos benefícios para o corpo e a mente. É desenvolvida através de técnicas e ensinamentos da arte oriental que trabalha a disciplina e concentração. O esporte, de um modo geral, ajuda em diversos campos da vida, tanto social quanto na saúde, e consequentemente na vida profissional. O raciocínio de todo praticante já é condicionado à vivência no tatame sobre pressão, desconforto e o pouco tempo para encontrar a melhor resposta para cada situação.

Tal condição proporciona uma calma para pensarmos nas mais diversas situações pessoais e profissionais, mesmo quando estamos sob pressão, quando parece que não temos tempo para pensar em mais nada. A forja que a arte suave nos proporciona nos fortalece de uma maneira que só percebemos quando somos colocados à prova.

O corpo é a principal ferramenta para a prática das artes marciais, mas não a única. O corpo não funciona sozinho, além de um bom condicionamento físico é preciso que o praticante tenha uma mente saudável. Embora o combate esteja no centro da prática do esporte, a educação física e o treinamento mental estão entre as suas principais metas. Ele possui um grande poder de educar a mente, o corpo e o espírito.
O estresse é uma das doenças sociais que mais afetam as pessoas. Ele é responsável por desencadear problemas como taquicardia, síndrome do pânico, alteração de pressão arterial e muitos outros malefícios. Praticar Jiu-Jitsu após um árduo dia de trabalho fará com que o corpo libere endorfina, causando sensação de bem-estar e tranquilidade, além de proporcionar uma ótima noite de sono, algo totalmente benéfico à saúde mental, liberando a exaustão de origem do trabalho, trânsito, rotina e a esperar o momento certo para “partir para o ataque, e virar o jogo”.
É notório que dentro da academia, durante os treinos de Jiu-Jitsu convivemos com pessoas de diversas áreas, pensando de maneiras diferentes, com profissões distintas, mas todos os dias essas mesmas pessoas vão à academia em busca de melhorias para a sua saúde, capacidade de aprendizado, e a maioria para diminuir o nível de estresse. Um novo estudo explorado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra a partir de neuro imagens que pessoas que praticam esportes e se exercitam intensivamente têm melhor aptidão mental.

“Do ponto de vista metabólico, o esporte é a atividade mais exigente que o cérebro pode encontrar, muito mais intenso do que o cálculo ou o xadrez, mas ninguém sabe o que acontece com toda essa energia”.

Aparentemente uma das coisas que o cérebro está fazendo com ela é produzir mais neurotransmissores, explicam os cientistas sobre o gasto energético cerebral na atividade física e apontam o esporte como terapia alternativa para a depressão.

O que as pessoas ainda não perceberam é que os melhores ganhos são aqueles que não podemos ver ou diagnosticar. Em cima disso, a arte suave nos ensina a usar o nosso corpo como uma unidade, desenvolve um ótimo condicionamento físico e mental, concentração e auto-confiança. Além de ser um grande aliado na fase adulta, ajuda também as crianças e adolescentes a terem maior poder de concentração nas suas atividades paralelas.
O Jiu-Jitsu é uma grande filosofia, que pode e deve ser utilizada dentro e fora do tatame. Em vários momentos do processo de aprendizagem você se vê errando, mas o Jiu-Jitsu traz justamente isso, a superação. Leva você a pensar onde falhou, como passar por cima dessa situação e seguir em frente, deixar as dificuldades, vencer preconceitos, superar medos, ser um vencedor, e essa é uma regra de ouro para se levar para o cotidiano. Todo lutador/ praticante precisa ter suas estratégias, vencendo assim suas lutas em todas as áreas da vida. O Jiu-jítsu é muito mais que um esporte e que uma arte marcial, “é um estilo de vida”.

Qual sua reação

Curtir Curtir
13
Curtir
Amei Amei
5
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
1
uau
Triste Triste
0
Triste
Grr Grr
1
Grr

Comments 3

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Poucas pessoas tem o domínio da linguagem, coerência e conhecimento do conteúdo acima citado como o autor Arthur Ribeiro. É realmente prazeroso a leitura de um texto tão bem escrito, informativo e motivador. Parabéns !!!

    1. Me sinto lisongeado com seu elogio. Fico feliz que tenha apreciado, e vale salientar que nosso objetivo é justamente transmitir a vocês leitores, o conhecimento e compartilhar nossa experiência e até mesmo estimula-los a procurar esse esporte, que certamente transformará a sua vida, assim como transformou 💯 % a minha. Vamos que vamos!! Daqui mais ou menos 10 dias tem mais texto. 😊

  2. Excelente texto! Como é bom ver o esporte por uma perspectiva que vai além dos benefícios físico, mas que também deixa em evidência os benefícios para o equilíbrio corpo e mente.

Equilíbrio é Jiu Jitsu

log in

reset password

Voltar para
log in