Benefício Mútuo da Prática do Jiu-Jitsu e Atividades Esportivas ao Ar Livre


Que o jiu-jitsu é maravilhoso para sua saúde física e mental não temos dúvida! Mas o jiu-jitsu pode ser aplicado em diversas áreas da vida. E esta é a ideia geral da filosofia da arte suave. Ela não se limita a ser uma arte marcial técnica e eficiente de defesa pessoal, mas também pode e deve ser usada em diferentes aspectos da vida dos praticantes. E hoje eu gostaria de falar um pouco de como o jiu-jitsu me ajuda enormemente em diferentes atividades esportivas ao ar livre (outdoors) que eu pratico. Para isto vou falar de três práticas muito atraentes: montanhismo, caminhadas (trilhas) e canionismo. Nesta coluna pretendo compartilhar com o amigo e amiga da BJJ Girls Mag como o jiu-jitsu me ajuda nestes esportes e como estes esportes me ajudam na prática do jiu-jitsu esportivo.

Montanhismo: Montanhismo, que não deve ser confundido com alpinismo, é um termo geral o qual se relaciona com atividades ligadas com uma montanha. Ele engloba a prática de atividades de marcha (comumente até 2000 m de altitude, mas podendo ser mais alto) sendo muito ligado ao turismo ecológico e de recreio. Recentemente pude fazer a travessia Petrópolis-Teresópolis no Rio de Janeiro praticando o montanhismo, como visto na foto abaixo:

O jiu-jitsu, atividade que tento praticar diariamente de segunda a sábado foi fundamental nesta prática específica da travessia. O jiu-jitsu me deu “gás” para as subidas, me ajudou a respirar melhor nas descidas e me deu força muscular nas pernas para as escaladas e escalaminhadas. Com certeza, a prática desta atividade de montanhismo também me ajudou a manter o gás, a força e a resistência. Além da terapia para a alma, o montanhismo também me permitiu manter o condicionamento nos dias ausente da academia.

– Caminhadas (e trilhas): Caminhadas e trilhas são atividades excelentes para melhorar a força das pernas, quadris e resistência. Para praticantes que gostam de trilhas mais longas (assim como eu) há momentos em que o preparo mental também é muito importante, pois olharemos e frente e veremos o quanto ainda falta para o objetivo. Muitas vezes estamos cansados, fadigados e precisamos continuar. Será que essa situação não nos lembra nada do jiu-jitsu? Por vezes estamos nas mesmas condições e precisamos continuar em frente, seja nos treinos ou competições. E não podemos desistir!

Na foto, sou eu usando a rash guard da BGM na trilha rumo a Cachoeira Sertão Zen na Chapada dos Veadeiros. A trilha teve uma caminhada de aproximadamente 20 km no mesmo dia.

– Canionismo: O canionismo é um esporte que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos. ATENÇÃO: A prática deste esporte é bastante perigosa e requer o treinamento do praticante em nível profissional, portanto procure as federações apropriadas para obter as informações necessárias.

Foto 3: Eu descendo a Cachoeira do Tororó com técnica de canionismo.

Por ter a necessidade de utilização de técnicas de rapel, mergulho, natação e espeleologia, o canionismo requer habilidades que são desenvolvidas com treinamento sério. Mas, naturalmente, já vemos que o esporte requer firmeza de pegada em uma corda, fôlego, resistência e muita repetição no treinamento. Não são também exigências que temos diariamente no tatame? O canionismo também requer de muitos praticantes superações sejam de fobias ou receios. E estes são aspectos muito importantes e trabalhados no jiu-jitsu. E mais uma vez podemos notar o benefício mútuo entre o nosso esporte e esta outra atividade tão fascinante.

Muitos outros esportes ao ar livre podem ter benefícios similares e contribuir para o melhoramento do seu jiu-jitsu, assim como a arte suave contribuirá em sua prática destes esportes.

E você amigo e amiga da BJJ Girls Mag? Que outros esportes você pratica que lhe ajuda no jiu-jitsu e que também se beneficia de sua prática no jiu-jitsu? Nos deixe seus comentários e boas práticas esportivas! Oss!


Gostou? Compartilhe com seus amigos!

0

Qual sua reação

Curtir Curtir
1
Curtir
Amei Amei
2
Amei
Haha Haha
0
Haha
uau uau
0
uau
Triste Triste
1
Triste
Grr Grr
0
Grr

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Benefício Mútuo da Prática do Jiu-Jitsu e Atividades Esportivas ao Ar Livre

log in

reset password

Voltar para
log in