As diversas faces do jiu-jitsu


jiu jitsu

Muitas pessoas costumam comparar o Jiu-jitsu ao Xadrez, e com base nisso, fazendo um paralelo entre os dois esportes, podemos concluir que em ambos, usa-se força mental e física e que a idade dos praticantes não interfere no seu desempenho, porém requer muita dedicação, suas dificuldades e diferenças ficam de fora da “arena de combate”, e ambos exigem estudos de estratégias, treinos árduos, concentração e muito suor.

O desenvolvimento de uma partida e de uma luta tem desfechos quase sempre em finalizações ou desistência, mediante a superioridade do oponente, no entanto, os desafios de um campeão, muitas vezes vão além dos adversários dentro do tatame em uma luta, às vezes, ser chamado de fraco não é apenas uma crítica, mas sim um grande estímulo para superar as crenças limitadoras e seguir em frente. Como já dizia o saudoso Mestre Hélio Gracie “o Jiu-Jitsu que criei foi para dar chance aos mais fracos enfrentarem os mais pesados e fortes”, não somente os desprovidos de força física, mas também aqueles com a saúde mental fragilizada, que são muitas vezes ignorados e passam despercebidos por uma grande maioria.

Como já dizia o poeta e retórico romano Décimo Júnio Juvenal: “Mens sana in corpore sano” (uma mente sã num corpo são), no contexto, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. Vivemos em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais doentes, cheias de “Gaps emocionais”, a ponto de tirar a própria vida por diversos motivos. A arte suave tem servido como uma excelente Terapia ocupacional, evitando assim, que jovens adolescentes se desviem ou se corrompam pelas influencias cibernéticas do cotidiano, como por exemplo, o caso polêmico apresentado pela mídia social nos últimos tempos, a “baleia azul”. Como todas as práticas desportivas, essa máxima (o Jiu-Jitsu) se faz valer em toda sua plenitude, provando que, todo praticante tem um grau de exigência físico e mental, e como retorno, temos a liberação de endorfina pelo cérebro, causando sensação de prazer e bem-estar.

Uma das características mais fascinantes neste esporte é a facilidade na prática, a interação social no mundo todo, onde negros e brancos (racial), homens e mulheres (gênero), adultos e crianças (etário), magros e obesos (físico), ricos e pobres (social), falam uma só linguagem, sem distinção ou preconceitos, e cada um com sua estratégia, técnicas e linhas de ataques/defesas, porém, trabalhando o individual e coletivo ao mesmo tempo.

O Jiu-jitsu tem se demonstrado muito eficiente e saudável, este melhora a capacidade cardiovascular e otimização da respiração, diminuindo assim, as mortes por Infarto agudo do miocárdio. A prática desse esporte, além dos seus benefícios à saúde como um todo, tem servido como agente coadjuvante na vida social de jovens adolescentes, mostrando-os o verdadeiro significado da disciplina e atuando diretamente na formação do caráter destes. Já para os idosos, a prática da arte suave, ajuda a fortalecer a musculatura, assim, evitando acidentes domésticos, que na sua grande maioria ocorrem por fraqueza e falta de reflexos.

O Jiu-jitsu tem um poder imenso em trabalhar jovens que se sentem fracos, perdidos e desacreditados (crenças provavelmente adquiridas na infância). DISCIPLINA, a palavra fundamental a ser utilizada em todas as ocasiões da vida, e o significado dessa simples palavra, o Jiu-jitsu conhecido como arte suave, ensina em cima de um tatame. A disciplina vai muito além de se curvar diante de um faixa preta, consiste também em focar nas suas metas e batalhar para alcançá-las, estimulando o seu praticante a terminar aquilo que começou, eliminando da sua vida a procrastinação, e mostrando a ele desde o início, o verdadeiro significado da visão de futuro, onde o mesmo por sua vez, tem a oportunidade de “curtir” todas as etapas, e sempre com o foco direcionado ao crescimento, mudança de faixa e o respeito, não somente pela autoridade maior (o mestre), mas também pelos irmãos de kimono.

Qual sua reação

Curtir Curtir
11
Curtir
Amei Amei
37
Amei
Haha Haha
3
Haha
uau uau
9
uau
Triste Triste
3
Triste
Grr Grr
4
Grr

Comments 25

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito interessante, prático artes marciais desde pequeno e sei o quão é importante pra vida, e pro corpo, parabéns ótimo matéria.

    1. Sabes que tu é exemplo para mim e para vários outros amigos nossos né meu campeão? Fico feliz que tenha gostado do texto. Forte abraço!

  2. Parabéns Arthur, falou tudo. Apesar de não praticar o jiu-jitsu, vejo a dedicação e o respeito de quem pratica para o seu próximo, além de ser extremamente saudável ao nosso organismo trabalha o lado da saúde mental.

    1. Exatamente Daniel… são muitos benefícios! Agora eu quero ver o amigo treinando em… venha pro jiu-jítsu garoto. Jiu-jítsu é vida!! Valeu, valeu, valeu ✌️

  3. Neste momento onde estamos tendo uma sociedade sem identidade sem idéias e sem foco, o jiu-jitsu está fazendo um grande trabalho social, mental de construção de pessoas melhores e de bem para o bem. Jovens de todas as facha etárias tem uma grande oportunidade de conhecer este nova forma de vida e educação. Como nos anos 90 entrando nos anos 2000 a “”Capoeira”” fez este papel social…

    Excelente matéria e a palavra-chave “”DICIPLINA””.

    1. Verdade meu irmão… A palavrinha divisora de águas, DISCIPLINA! Acredito que nós dois em épocas diferentes aprendemos isso da melhor forma né? Brasil 🇧🇷! Tmj. Forte abraço.

    1. Grande Escobar … um exemplo pra mim de Disciplina e dedicação. Sou muito grato a ti pelos ensinamentos e pela receptividade que não só você, mas toda sua equipe tiveram comigo na semana em que estive aí antes da minha luta na Copa Prime. Valeu Preta Maldita hahaha. Tmj meu irmão!!!!

  4. A arte suave é sem dúvida uma das melhores ferramentas para conduzir jovens e adultos a um nível acima, em todas as áreas da vida.

    1. Fabao!!! Sabes que pra mim é uma grande honra ter você aqui apreciando e comentando meu texto. Você foi o pivô de tudo isso… foi através de ti que eu tive vontade de começar a escrever. Muito obrigado autarquia!

  5. Matéria maravilhosa! Atualmente percebemos o quão impactante pode ser a distorção do futuro de um jovem, e ter um esporte capaz de trazer benefícios arrebatadores para a vida de um ser humano, é incrível! Suas palavras foram tocantes e sábias ao exaltar a importância da disciplina em nossas vidas e de como ela é capaz de traçar um caminho glorioso e do bem na vida de qualquer um…
    Continue assim.. precisamos de mais seres humanos fantásticos como você, com idéias e ideais disposto a mudar um pouco do pensamento distorcido da nossa sociedade.

    1. Verdade amigo e nós dois somos prova disso! O jiu-jítsu mudou completamente nossa qualidade de vida. Sabes que uma das pessoas que me motivou na época a começar a treinar foi você né “recruta”? Obrigado meu irmão!!! Tmj 👊🏼

  6. Excelente texto Arthur,muitas vezes olhamos para o jiu-jitsu e tiramos uma conclusão equivocada do que ele realmente representa,encorajador seu texto.

    1. Exatamente … a cada dia que passa esse esporte tem me surpreendido mais e mais! Fico feliz que tenha gostado. Que dia o amigo começa a treinar? Tu vai se dar bem nesse esporte. Pode apostar!! Forte abraço.

  7. Como o esporte é importante é fundamental na vida de um indivíduo! Fico feliz em ler um texto tão bem abordado e que não fala apenas dos benefícios físicos do esporte, mas deixa em evidência sua contribuição para o equilíbrio da saúde física e mental de uma pessoa. Parabéns!!

As diversas faces do jiu-jitsu

log in

reset password

Voltar para
log in