Como turbinar seus treinos de jiu-jitsu com o uso de suplementos

Quem nunca visitou uma loja de suplementos alimentares ou não passou inicialmente por um profissional especializado na área, ao olhar uma prateleira com tantos potes e rótulos em inglês poderia ficar confuso até para solicitar uma indicação para o atendente da loja. E fica mesmo! Por isso é tão importante a orientação do nutricionista que fará alguns exames clínicos e receitará os complementos adequados às nossas necessidades.

E vários são os motivos que podem nos levar a procurar este profissional: quem é muito magro quer ganhar massa muscular, já os acima do peso querem emagrecer. Mas há também casos onde passamos a treinar nos horários avançados ou fases onde estamos nos preparando para campeonatos, e aí precisamos de uma energia turbo para dar conta do recado. Então o texto de hoje é pra você se preparar melhor para aquela consulta com nutricionista e/ou aumentar seu conhecimento sobre o assunto. E pra começar, vamos fazer sobre o famoso Whey Protein! Engana-se quem acha que proteína é tudo igual. Não é bem assim. As proteínas podem ser separadas conforme sua digestibilidade, quantidade de aminoácidos e nitrogênio.

whey protein now nutrição esportiva

O ganho de massa à base de proteínas pode ser feito por proteínas retiradas do soro do leite (whey protein, acima mencionado), pela creatina (que aumenta a energia do músculo, diminuindo a fadiga e a perda muscular) e os BCAA (aminoácidos que formarão as proteínas e serão metabolizados nos músculos). A forma correta para tomar este tipo de suplemento é após os treinos, mas CUIDADO: o excesso de proteína pode sobrecarregar os rins e o fígado. Além do Whey, podemos citar a albumina, encontrada na clara de ovo abundantemente.

Pra entender melhorar, os aminoácidos são base para formação das proteínas. A exemplo tem-se a Creatina (aminoácidos Arginina, Metionina e Glicina) e as BCAA (aminoácidos Leucina, Valina e Isoleucina). Ambos são processados no fígado e no pâncreas. Suas fontes estão nas carnes vermelhas e peixes, e no caso da Creatina, são encontrados em quantidades pequenas. Por isso, os atletas a procuram tanto na suplementação.

Mas atenção: seus efeitos são acumulativos, ou seja, a dose de hoje será processada tempo depois. Para melhorar sua absorção, devemos ingerir junto carboidratos por causa da liberação da insulina, um hormônio muito importante no transporte destes aminoácidos e fortalecimento dos músculos.

A respeito dos carboidratos, citamos a maltodextrina, um carboidrato complexo proveniente do milho pela união da maltose com a dextrina que contribui bastante fornecendo energia a nós, atletas. Existe divergências entre o melhor horário para sua ingestão, seja antes ou depois do treino. E ambos horários podem ser interessantes! Se for tomada antes do treno, deve-se atentar que esta deve ser ingerida com antecedência de uma hora antes do treino para que sua energia possa ser assim aproveitada durante a atividade. Se for tomada depois do treino evitará a perda de massa magra. É importante lembrar que o atleta, caso decida tomar malto, tenha um ritmo de atividades físicas intensas, já que este é altamente calórico e também não se exceda para que não favoreça a diabete.

Outros tipos de suplementos são os termogênicos que ajudam a queimar a gordura. Vou repetir para vocês, meninas: ajudam a queimar a G O R D U R A A A !!! Mas calma, não convém “jacar” a vontade e achar que o termogênico fará milagres. A boa alimentação é o caminho mais certeiro para um corpo definido e melhores performances no tatame. E também é preciso muito cuidado no uso de termogênicos – alguns são proibidos pela ANVISA pois tem efeitos colaterais perigosos, como aumento da pressão arterial, além de alterar o sistema nervoso central. Sempre consulte um médico ou nutricionista ao optar por tomar qualquer tipo de suplemento. 

Há além da suplementação industrializada, existem as fontes naturais como o gengibre, a pimenta e a cafeína, que também funcionam como termogênico. A desvantagem é que podem causar insônia e palpitações.

Por isso galera, não vacilem! A ideia de associar os treinos semanais com suplementação alimentar é muito válida, mas DEVE ser proposta por profissionais, e mais, deve-se ter acompanhamento. Lembrem-se também que uma alimentação saudável inclui todas as refeições regulares, além da boa ingestão de água, frutas, verduras e legumes.

Evite as frituras e não as substitua por qualquer tipo de suplementação ou outros lanches. E se está em busca de uma loja com todos os suplementos que você precisa, que tal uma olhadinha na Now Nutrição Esportiva? A Now! é uma marca consolidada no segmento de suplementação e nutrição esportiva, que atua há mais de 10 anos no mercado e seu nome é sinônimo de qualidade, atendimento de alto padrão para seus clientes e preços atrativos para o público.

É isso aí! Até a próxima, galera!

Bons treinos à todos. Oss!

Leia também: Dica da nutri: Jiu-jitsu e a dieta para emagrecimento

Posts relacionados

competidora-de-jiu-jitsu (1)

A solidão da competidora de jiu-jitsu

O número de atletas mulheres em competições de jiu-jitsu mundo afora tem crescido consideravelmente. Porém, a verdade é que a grande maioria dessas atletas não